PR5 - Trilho Da Ponte De Ferro - Travassô - Águeda

June 8, 2021
June 2021

near Travassô, Aveiro (Portugal)

O PR5 "Trilho da Ponte de Ferro", inicia-se no Largo dos Santos Mártires, junto à igreja Matriz de Travassô, freguesia do Concelho de Águeda, rumando à Capela da Sr.ª do Amparo, onde também existe um enorme parque de lazer.

Chegando a este parque, ruma à direita, passando junto a uma estrutura da SIMRIA. Após 200 metros ao longo de uma vala, toma um caminho entre loreiros e choupos que conduz à "linha do Vouga", rumando à esquerda por uma estrada rural paralela ao caminho de ferro. Passados uns 300 metros, a estrada afasta-se da linha do Vouga, iniciando uma suave descida em direção ao choupal no início do qual toma uma caminho à direita que, paralelo à linha do Vouga conduz o pedestrianista ao "rio Velho" e à Ponte de Ferro. Passa-se por baixo desta até se atingir um caminho entre os dois rios: o rio Velho e o rio Águeda. Por cima de ambos a Ponte de Ferro.

Ruma-se agora, para montante, pela margem direita do rio Águeda. No lugar da "Volta" pode avistar-se a confluência do rio Cértima (o da Pateira de Fermentelos) com o rio Águeda, assim como a ponte de Requeixo.

Continuando por caminhos bem definidos ao longo da margem, vai o choupal dando lugar às terras de cultivo onde predomina o milho.

Após uma pequena colina, onde se pode visitar a "casa da EDP" (ex UEP) e pelo "caminho das vinhas", chega-se outra vez à linha do Vouga. Antes de a atravessar, há um caminho à direita que volta à margem do rio, sendo possível atingir a "Ponte Pedrinha" e Óis da Ribeira e fazer a ligação com o PR1.

Atravessada a linha do Vouga, por caminhos bem definidos e pelas ruas da povoação, rapidamente se chega à Igreja Matriz de Travassô, onde este percurso teve início.