PR5 SMP - Trilho da Senhora da Serra (SANTA MARTA de PENAGUIÃO) Soutelo

Photo ofPR5 SMP - Trilho da Senhora da Serra (SANTA MARTA de PENAGUIÃO) Soutelo Photo ofPR5 SMP - Trilho da Senhora da Serra (SANTA MARTA de PENAGUIÃO) Soutelo Photo ofPR5 SMP - Trilho da Senhora da Serra (SANTA MARTA de PENAGUIÃO) Soutelo

November 27, 2016
November 2016

•   5 3 Reviews

near Soutelo, Vila Real (Portugal)

Este trilho inicia-se junto da Igreja de Soutelo. Do lado direito da igreja inicia-se um caminho estreito, caminho esse que outrora ligava o lugar de Soutelo ao lugar de Póvoa da Serra passando por um abrigo pastoril e de diversa vegetação, criando um cenário paisagístico deslumbrante onde se misturam as cores de Outono até chegar a Póvoa da Serra. Aqui fazemos uma pausa para um pequeno descanso.
Partindo da Póvoa da Serra, seguimos por um caminho florestal que atravessa um enorme pinhal avistando-se diversas ravinas e escarpas sobre a Serra do Marão até atingirmos o ponto mais alto a 1416 metros, ponto em que se encontra a capela da Srª da Serra do Marão.
Classifiquei este trilho como difícil derivado ao seu nível desgastante a partir do Km 3,800 derivado a altura de neve. Não foi fácil percorrer cerca de 5km de forma linear com ida e volta, com cerca de 40cm de altura de neve e por vezes sem visibilidade nenhuma, orientando-nos só por GPS.
Após regresso ao km 3,800, seguimos em direção a Soutelo tendo logo de inicio que percorrer mais 2km em neve até apanharmos novamente o percurso sem neve. Ai sim espera-nos uma longa descida, por vezes bem acentuada, passando por pinhais e ribeiros, podendo-se avistar enormes escarpas e ravinas até começar a entrar novamente na aldeia de Soutelo.

Siga-nos também em:

Indicação

• Photo of Hrangel
    Hrangel Dec 3, 2016

Está e excelente para o outono ou primavera, tem bonitas paisagens...

• Photo of zenight
    zenight Nov 20, 2017

Grandes subidas... Maiores descidas! Paisagem 5 estrelas. Um bom empeno!

• Photo of Ana Carolina Amorim
    Ana Carolina Amorim Apr 3, 2019

O trilho está sinalizado?
    Acha que sem neve seria mais fácil?

• Photo of InteressesPt Bruno Silva
    InteressesPt Bruno Silva Apr 3, 2019

Ana Carolina Amorim, o trilho não está assim muito bem sinalizado. Com neve é claramente muito mais fácil.

• Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Sep 5, 2020

Trilho feito hoje 05/09/2020, é um trilho fácil de seguir e com paisagens fantásticas.
    Com calor levar bastante água porque não há fontes.

Obrigado pela partilha, bons trilhos!