PR5 Sever do Vouga Rota do Megalítico

Photo ofPR5 Sever do Vouga Rota do Megalítico Photo ofPR5 Sever do Vouga Rota do Megalítico Photo ofPR5 Sever do Vouga Rota do Megalítico

May 19, 2019
May 2019

near Arcas, Aveiro (Portugal)

Mais um percurso no concelho de Sever do Vouga, este já um velho conhecido, mas a ideia era visitar e verificar o estado do percurso nesta altura do ano.
O percurso denominado PR5 Rota do Megalítico realiza-se pela freguesia das Talhadas e tem inicio na aldeia de Arcas (nome popular de antas).
Desta aldeia partimos em direção á Anta da Capela dos Mouros através de caminho florestal sem qualquer dificuldade, após visitar este monumento histórico, seguimos para o próximo dólmen a Anta do Poço dos Mouros, para se visitar esta Anta, fizemos um desvio de cerca de 150 metros, do local deste dólmen pode-se avistar a cidade de Aveiro e daqui subimos agora para o Santuário de Santa Maria da Serra, bem situada no alto da Serra e com um parque de merendas este local é bastante frequentado em épocas festivas.
Do santuário descemos por caminho florestal bem largo até à Anta da Sepultura do Rei, após visitar este local seguimos para a aldeia de Arcas onde iniciamos este pequeno percurso com cerca de 9km.
É um trilho muito fácil que se realiza por estradões florestais entre muitas austrálias e eucaliptos em que os únicos pontos de interesse são unicamente as Antas, trilho a necessitar de marcações e manutenção dos referidos monumentos históricos.
Aconselho o uso de GPS derivado a alguma falta de sinalização.