PR5 - Rota dos Frades (Lapa da Cerejeira e Ventas do Diabo)

Photo ofPR5 - Rota dos Frades (Lapa da Cerejeira e Ventas do Diabo) Photo ofPR5 - Rota dos Frades (Lapa da Cerejeira e Ventas do Diabo) Photo ofPR5 - Rota dos Frades (Lapa da Cerejeira e Ventas do Diabo)

February 19, 2018
February 2018

•   4 3 Reviews

near Bajouco, Santarém (Portugal)

Com início junto às pias naturais na localidade de Bajouco, iniciamos este PR5, que se pauta por belas paisagens que se descobrem por caminhos tradicionais e por carreteiros que nos levam em direcção ao alto da serra, a que lhe acrescentamos dois pequenos desvios que não o tornam por si só muito mais extenso mas acrescentam um pouco mais de interesse, embora à custa de um pequeno acréscimo no grau de dificuldade.

O contacto com os testemunhos da ruralidade estão bastante presentes e logo depois de transpor a parte urbana da localidade vizinha, quando percorremos os caminhos que ladeiam os muros de pedra solta, quase que assistíamos ao nascimento de um vitelo.

No ponto mais alto da serra podemos contemplar o polje de Mira-Minde e dar largas à vista para os diversos quadrantes, podendo ter a sorte de acompanhar o voo dos pilotos de parapente que levantam da “pista” junto ao miradouro e do parque de merendas, local de passagem deste PR5.

A ida ao Algar ou Lapa da Cerejeira foi ocasional, motivados pela busca de uma "geocache", pelo que o caminho mais indicado para chegar a esta cavidade é o que fizemos no regresso para retomar o traçado do PR5. Se optar por fazer todo o caminho que leva a esta lapa, não terá dificuldade de maior, mas não se deve desviar muito, porque está a passar perto do topo da cavidade (algar), devendo-se por isso de ter o máximo de cuidado e levar os bastões (o solo na pequena descida para entrar na lapa é barrento, sendo bastante escorregadio com humidade).

Igual cuidado se deverá ter na descida e subida às grutas naturais, parecidas com as buracas do Casmilo (serra de Sicó) e que se situam nas escarpas da serra de Aire, conhecidas por “Ventas do Diabo” ou “Penas do Mindinho”, recomendando-se também aqui o uso dos bastões.

Obs:
No km 6,4, o PR desvia abruptamente para baixo, em direção a Chousos, não tomando a configuração do mapa do percurso que retiramos da página eletrónica da Câmara de Alcanena, pelo que optamos por seguir pelo caminho "errado" (marca do X) seguindo a sinalética do traçado de BTT, rumando ao alto da serra no sentido de Mira de Aire, por um carreteiro que mais adiante apanha de novo o traçado com a marcação do PR5. Esta opção foi uma boa escolha, até porque este caminho foge do estradão e é muito mais natural (será que alteraram o traçado original neste ponto do percurso?).

PictographDoor Altitude 1,272 ft

Inicio

Quase assistimos ao nascimento do vitelo.

PictographCave Altitude 1,694 ft

Algar ou Lapa da Cerejeira

Formação típica de relevos cársicos.

Photo ofDescida para as 'Ventas do Diabo' ... Photo ofDescida para as 'Ventas do Diabo' ... Photo ofDescida para as 'Ventas do Diabo' ...

Descida para as 'Ventas do Diabo' ...

... na companhia de uma ovelha.

Depressão que há muito não é preenchida pelas águas drenadas na periferia do maciço pelas nascentes dos rios Alviela e Almonda.

PictographCave Altitude 1,575 ft
Photo of“Ventas do Diabo” ou “Penas do Mindinho” Photo of“Ventas do Diabo” ou “Penas do Mindinho” Photo of“Ventas do Diabo” ou “Penas do Mindinho”

“Ventas do Diabo” ou “Penas do Mindinho”

Grutas naturais.

Seguir o 'X'

O sentido do percurso neste ponto não é coincidente com o mapa do trilho que levamos, pelo que seguimos propositadamente pelo caminho errado (X), e não nos arrependemos. Acompanhe a sinalética do BTT , subindo a serra no sentido de Mira de Aire e mais adiante irá encontrar de novo as marcas de pequena rota do PR5.

Photo ofVista para o campo de descolagem para Parapente e miradouro para vila de Minde e do Polje, Photo ofVista para o campo de descolagem para Parapente e miradouro para vila de Minde e do Polje,

Pormenor do percurso.

Entre muros de pedra solta.

PictographMountain hut Altitude 1,218 ft

Casina

Construção em pedra calcária sobreposta e que serve de abrigo aos pastores.

PictographMooring point Altitude 1,243 ft

Fim

• Yael Koren Oct 12, 2019

Nice trail through olive vineyards

• Photo of esaramago
    esaramago Jun 28, 2020

A maior parte do percurso é fácil e muito bonito. O Algar é uma surpresa muito empolgante.
    É de alertar que o desvio para as Ventas do Diabo é bastante inclinado e, na altura que fui (junho), tem muita vegetação, o que o torna difícil. Mas achei que valeu a pena.
    Bastões são, sem dúvida, aconselháveis.

• Photo of w3krpt
    w3krpt Jul 22, 2020

O percurso não é difícil, mas a descida e subida às Ventas do Diabo não é para qualquer um...
    No entanto, fazer este percurso e não ir à Lapa da Cerejeira e às Ventas do Diabo é pior do que ir a Roma e não ver o Papa ;)

• Photo of Ulisses Silva
    Ulisses Silva Jul 22, 2020

Em boa verdade lhe digo, caro w3krpt, que o Papa é meu patrício, mas foi apenas pelo espírito de aventura e o acaso que nos levaram a estes dois imperdíveis lugares. Boas caminhadas.