PR5 ROTA DAS TORMENTAS (COM SUBIDA AO ALTO DA TORMENTA)

Photo ofPR5 ROTA DAS TORMENTAS (COM SUBIDA AO ALTO DA TORMENTA) Photo ofPR5 ROTA DAS TORMENTAS (COM SUBIDA AO ALTO DA TORMENTA) Photo ofPR5 ROTA DAS TORMENTAS (COM SUBIDA AO ALTO DA TORMENTA)

December 15, 2013
December 2013

near Covelo de Paivô, Aveiro (Portugal)

Os “Caminhantes” voltaram ao Geopark de Arouca, desta vez com o objetivo de percorrer grande parte do PR5 – Rota das Tormentas com a subida ao alto da Tormenta, evitando ao máximo a dupla passagem por alguns trechos.
Iniciamos o percurso junto à antiga Escola Primária de Silveiras, local com espaço para estacionar os carros. Descemos por caminhos comuns à GR28 “Por Montes e Vales de Arouca” até à Ribeira das Silveiras, que atravessamos e iniciamos a subida, primeiro por um caminho de calçada, depois por trilhos de montanha até ao ponto mais alto do percurso: à Portela Malhada com 646 metros de altitude, pouco depois iniciamos a descida para Cortegaça. Durante este trajeto, a paisagem é deslumbrante: vales profundos que se encaminham para o vale do Paiva, encostas íngremes e floridas, a vista da Serra de Montemuro ao longe, a norte… Em Cortegaça inicia-se uma pequena subida até à cumeada, e daqui iniciamos a descida para Meitriz.
A meio da descida toma-se um caminho à esquerda que liga a Janarde fruindo-se, ao longo deste, de belas panorâmicas sobre o rio Paiva e aos seus meandros ou “falsos meandros”, uma vez que estas estruturas apenas se formam em resultado exclusivo da dinâmica fluvial nas secções terminais dos rios (fase de senilidade).
Saindo de Janarde optamos por subir ao Alto da Tormenta e seguir em direcção a Silveiras evitando a dupla passagem por parte do percurso.

Locais de Interesse: Praias fluviais de Janarde e Meitriz, aldeias de Silveiras, Cortegaça, Meitriz e Janarde e o Rio Paiva. A aldeia de Meitriz merece referência especial, pela beleza do conjunto formado pelo casario, em grande parte coberto de laje, pelos campos e pelo rio, ao fundo.

CORTEGAÇA

• Photo of arlindo silva
    arlindo silva Dec 16, 2013

Participei neste.
    Trilho fantástico, exigindo boa preparação. O grupo foi excepcional e ajudou muito.
    Excelente trabalho do criador do trilho, quer pelo traçado, quer pelas fotos que são fidedignas das maravilhas que se podem disfrutar