PR5 Rota das Fontes da Vila - Castelo de Vide

Photo ofPR5 Rota das Fontes da Vila - Castelo de Vide Photo ofPR5 Rota das Fontes da Vila - Castelo de Vide Photo ofPR5 Rota das Fontes da Vila - Castelo de Vide

January 22, 2024
January 2024

near Castelo de Vide, Portalegre (Portugal)

PR5 Percurso das Fontes da Vila (CASTELO DE VIDE)
.Percurso agradável cheio de história, necessidade do trak
devido a deficiente sinalização. É algo fácil apesar de ter um final mais inclinado. Resumindo, descemos, subimos e andamos dentro da Vila pelas ruas e travessas cheias de histórias e de diferentes arquiteturas. Por esta razão é apaixonante explorar os pormenores o olhar e o viver das pessoas. Mas também a miséria escondida em “buracos” gente antiga. Eu gostei muito, imaginar este feudo cheio de vida, as batalhas e as guerras travadas. Percurso circular, muitos cães, mas sem ameaça aparente. Agricultura e muita criação de gado.
Dentro das muralhas a vida parou, restam os velhos com centenas de anos de sabedoria e resiliência. O pavimento em pedra tipo “Cruzes de Sto. André” é espetacular, O senão, são os cabos elétricos e os carros que impedem umas boas fotos. Original é
a musica de fundo que está implantada no centro da vila. Uma Vila cheia de monumentos e cheia de história. Basicamente 9kms cheios de vida passada e do presente. As fotos são gostos pessoais que me dizem algo, como viajasse no tempo.
“O numeroso conjunto das fontes de Castelo de Vide e da sua envolvente evidencia a riqueza em recursos hídricos desta localidade. Iniciando-se junto ao cemitério, o percurso desenvolve-se pelos espaços mais movimentados da vila permitindo percorrer alguns dos seus espaços mais nobres e descobrir alguns dos seus recantos. Aqui se encontram as fontes mais monumentais e de maior lavor artístico. Segue depois pela zona periurbana mais baixa acompanhando a Ribeira de São João, envolto por terrenos agrícolas de quintas e quintais. Neste troço percebemos que as fontes foram locais que serviam simultaneamente para abastecimento humano, para dar de beber aos gados e também para lavar a roupa. Delas se encaminha água para rega e, no final, a que sobra, sempre encontra o curso de água mais próximo. O percurso contorna Castelo de Vide seguindo por veredas estreitas e muradas e por uma calçada medieval, já quando se dirige novamente para a vila, onde entra no seu núcleo mais antigo por uma das antigas portas da muralha - a Porta de São Pedro - e cruza a rua principal da cidadela muralhada, a Rua Direita. Cruza novamente a muralha saindo pela Porta da Vila e continua de fonte em fonte pela zona da antiga judiaria. O percurso culmina na Fonte da Vila, mas termina percorrendo alguns dos espaços mais nobres da vila.”
Localidade: Castelo de Vide
O castelo rodeado pelo casario branco destaca-se na paisagem e é sem dúvida a primeira surpresa para o visitante. Do alto, a paisagem alentejana adquire todo o seu esplendor. Pequenas aldeias no meio dos campos perdem-se de vista. Ali bem perto, a cerca de 20 km, espreita Marvão e um pouco mais além avistam-se terras de Espanha.
Na encosta Norte, entre o Castelo e a Fonte da Vila, uma série de ruas mais estreitas delimitam o núcleo histórico da Judiaria. A Judiaria de Castelo de Vide é um dos exemplos mais importantes da presença dos judeus no nosso país, remontando ao século XIII, tempo de D. Dinis. Aí podemos encontrar uma das melhor preservadas judiarias de Portugal, já há alguns anos incluída num programa de recuperação de edifícios e de revitalização, onde se preserva um dos maiores espólios de arquitetura civil do período gótico.
Passeie-se então, ao acaso por essas ruas íngremes e estreitas e deixe-se encantar pelo charme da sua memória medieval.