PR5-MTR-Trilho da Ponte da Misarela: Entre Cávado e Rabagão

Photo ofPR5-MTR-Trilho da Ponte da Misarela: Entre Cávado e Rabagão Photo ofPR5-MTR-Trilho da Ponte da Misarela: Entre Cávado e Rabagão Photo ofPR5-MTR-Trilho da Ponte da Misarela: Entre Cávado e Rabagão

1990
October 16, 2021
October 2021

•   4.3 1 review

near Sidros, Vila Real (Portugal)

PR5-MTR-Trilho da Ponte da Misarela: Entre Cávado e Rabagão
Trilho circular, que como tal pode ser feito em qualquer sentido.
Optamos por fazê-lo no sentido dos ponteiros do relógio, e ao contrário de algumas descrições que encontrámos, neste sentido está bem marcado e com marcações recentes.
Saindo do parque de estacionamento, junto ao Campo de Jogos de Sidrós, descemos a estrada cerca de 50m, para virar à direita e iniciar uma subida que nos leva até Vila Nova.
A partir daqui podemos fazer o trilho seguindo as marcações, sem necessidade de GPS.
Iremos encontrar algumas subidas e descidas acentuados, e o piso tem pedra, terra e lama.
Classificamos o trilho com uma dificuldade moderada alta.

"A ponte da Misarela não deve ser conhecida apenas pela sua lenda nem por ser um sítio de beleza admirável ou simples cartaz turístico. É um local histórico que nos honra como povo amante da liberdade e cioso do seu sagrado chão.
As numerosas forças napoleónicas foram aqui acossadas, na muito tempestosa noite de dezasseis de Maio de 1809, às mãos de 800 paisanos barrosões, que esperaram em
vão a chegada de reforços, porque as tropas anglo – portuguesas de Wellesley nunca chegaram. Desse facto há ecos no cancioneiro popular:
“Chorai meninas de França,
Chorai por vossos maridos,
Na ponte da Misarela
eram mais mortos que vivos!”
O percurso decorre numa região de características únicas e conhecida por Baixo Barroso. Nos lugares de Vila Nova e Sidrós, dá-se o encontro entre duas bacias hidrográficas: a do Rio Cávado e a do Rio Rabagão e de três maciços montanhosos: a Serra do Barroso, a Serra da Cabreira e a Serra do Gerês.
O percurso pedestre tem início junto ao campo de jogos, atravessa o lugar de Vila Nova, usando o velho caminho medieval e depois da aldeia, sobe pelo meio da encosta, proporcionando vistas panorâmicas sobre o vale do Rio Cávado. Após deixar o caminho medieval, segue em direcção ao lugar de Viveiro. Aí a paisagem agora é dominada por campos agrícolas onde sobressaem os lameiros e os bosques de carvalhos. Salientam-se as aldeias com a sua arquitetura tradicional e a paisagem rural que lhe está associada. Depois da capela de Ferral, o percurso ladeado por muros de pedra solta desce até à chamada “Mesa dos Mouros”. Tendo como vista o vale do Rio Rabagão, o trilho segue até à velha calçada medieval que dá acesso à monumental Ponte da Misarela.

Lenda da Ponte da Misarela:
Conta-se que um fugitivo da justiça vivia escondido junto ao rio Rabagão. Desesperado por não conseguir passar o rio quando foi descoberto, pediu a Deus ou ao Diabo para que lhe aparecesse uma ponte. Para espanto do homem, no mesmo instante, apareceu a ponte e o diabo que lhe disse que o deixava passar desde que lhe vendesse a sua alma. Como o homem estava aflito aceitou e lá passou. Passado algum tempo, arrependido, confessou-se ao padre e este prontificou-se a resgatar a sua alma. Decidiu então apelar ao Diabo, tal como o fugitivo tinha feito e assim que este surgiu deitou-lhe água benta, fazendo com que desaparecesse.Como a ponte ficou benzida, o povo começou a acreditar que lá se faziam milagres e desde aí, os casais que não conseguiam vingar os filhos, iam para a ponte antes da meia-noite, acendiam uma fogueira e esperavam até passar a primeira pessoa para lhe baptizar o filho no ventre materno.Quando aparecesse alguém que quisesse batizar o filho, o padrinho ou a madrinha colhiam água debaixo da ponte e celebravam o batizado dizendo: “Eu te batizo criatura de Deus, pelo poder de Deus e da Virgem Maria. Se fores rapaz serás Gervaz(io), se fores rapariga Senhorinha.”Será que a lenda tem um fundo de verdade? Não se sabe! A verdade é que em Barroso há muitos Gervásios e muitas Senhorinhas.

Destacamos os núcleos rurais das aldeias por onde passa o percurso, com o casario simples e modesto, os espigueiros, os cruzeiros, as fontes e as alminhas, os campos agrícolas com os seus socalcos em muros de pedra solta, as poças, as levadas de água e os moinhos de rodízio. O mais importante monumento é a Ponte da Misarela sobre o Rio Rabagão.

A ponte deve também ser recordada porque lá se deu,
em 25 de Janeiro de 1827, um recontro importante
entre as tropas realistas do general Silveira e as tropas
constitucionais do coronel Zagalo.
Ainda na Misarela, no dia 18 de Setembro de 1838, se
feriu a cruenta batalha em que os liberais, liderados
pelo General Antas, derrotaram as tropas cartistas do
marechal Saldanha, do duque da Terceira e do barão de
Leiria. "

(folheto informativo da Camara Municipal de Montalegre)

Trilho da Ponte da Misarela Início do trilho, junto ao Campo de Jogos de Sidrós.

Centro de Vila Nova

Ponte da Mensagem sarela e Cascata

PictographBridge Altitude 964 ft

Entrada da Ponte da Misarela

Photo ofPonte da Misarela - Vista panorâmica Photo ofPonte da Misarela - Vista panorâmica Photo ofPonte da Misarela - Vista panorâmica

Ponte da Misarela - Vista panorâmica

Albufeira

PictographReligious site Altitude 1,112 ft

Capela

• Photo of Tó Vieira
    Tó Vieira Mar 6, 2022

Trilho muito bonito com muitos pontos de interesse.