Activity

PR5-MTR: Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão

Download

Trail photos

Photo ofPR5-MTR: Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão Photo ofPR5-MTR: Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão Photo ofPR5-MTR: Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão

Author

Trail stats

Distance
7.2 mi
Elevation gain
2,080 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,080 ft
Max elevation
2,240 ft
TrailRank 
52 4.5
Min elevation
2,240 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 35 minutes
Coordinates
1684
Uploaded
June 20, 2019
Recorded
June 2019
  • Rating

  •   4.5 2 Reviews
Share

near Sidros, Vila Real (Portugal)

Viewed 596 times, downloaded 37 times

Trail photos

Photo ofPR5-MTR: Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão Photo ofPR5-MTR: Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão Photo ofPR5-MTR: Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão

Itinerary description

Percurso bem marcado.
Iniciamos no concelho de Vieira do Minho, no parque situado antes da ponte sobre o rio cávado. Seguimos para a Ponte da Misarela e depois no sentido horário, passando pelas povoações de Sidrós Vila Nova, Viveiro e Ferral.
O percurso desenvolve-se em caminhos rurais, geralmente empedrados, um pouco de caminho em montanha, depois de Vila Nova, e uns pequenos troços em estrada.
O interesse do percurso reside fundamentalmente na magnífica ponte da Misarela; o resto é típica paisagem minhota, apesar de estarmos num concelho transmontano.

Lenda da Ponte da Misarela:
Conta-se que um fugitivo da justiça vivia escondido junto ao rio Rabagão. Desesperado por não conseguir passar o rio quando descoberto, pediu a Deus ou ao Diabo para que lhe aparecesse uma ponte. Para espanto do homem, no mesmo instante, apareceu a ponte e o diabo que lhe disse que o deixava passar desde que lhe vendesse a sua alma. Como o homem estava aflito aceitou e lá passou. Passado algum tempo, arrependido, confessou-se ao padre e este prontificou-se a resgatar a sua alma. Decidiu então apelar ao Diabo, tal como o fugitivo tinha feito e assim que este surgiu deitou-lhe água benta, fazendo com que desaparecesse.
Como a ponte ficou benzida, o povo começou a acreditar que lá se faziam milagres e desde aí, os casais que não conseguiam vingar os filhos, iam para a ponte antes da meia-noite, acendiam uma fogueira e esperavam até passar a primeira pessoa para lhe batizar o filho no ventre materno.
Quando aparecesse alguém que quisesse batizar o filho, o padrinho ou a madrinha colhiam água debaixo da ponte e celebravam o batizado dizendo: "Eu te batizo criatura da Deus, pelo poder de Deus e da Virgem Maria. Se fores rapaz serás Gervaz(io), se fores rapariga Senhorinha".

Comments  (2)

  • Photo of Luise González
    Luise González Aug 13, 2021

    I have followed this trail  View more

    Buena ruta si estás por la zona. Lo único, cuidado días calurosos al dar la vuelta por la ladera de la montaña. Recomendable!

  • Photo of Pedro 'Zbroinx' Ribeiro
    Pedro 'Zbroinx' Ribeiro Apr 18, 2022

    I have followed this trail  View more

    O trajeto é bastante bonito, e acessível. Está bem sinalizado, mas é preciso estar atento.
    Recomendo a subida pelo lado do campo de futebol. É menos ingreme.
    A zona da ponte é linda!

You can or this trail