PR5 MTR - Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão

Photo ofPR5 MTR - Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão Photo ofPR5 MTR - Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão Photo ofPR5 MTR - Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão

January 6, 2019
January 2019

near Sidros, Vila Real (Portugal)

A visita à Ponte da Misarela foi o principal motivo de interesse que me levou a visitar estas terras da freguesia de Ferral, concelho de Montalegre. O passeio não desilude e também nos oferece bonitas vistas da Serra do Gerês e dos vales do Rio Cávado e Rio Rabagão.

A Câmara Municipal de Montalegre diponibiliza no seu site o habitual folheto de apresentação do trilho, que podemos descarregar.
Além da habitual descrição do percurso e dos enquadramentos relativos à fauna e flora, o folheto aborda também os pormenores históricos relevantes da travessia do Rio Rabagão na zona da Ponte da Misarela, assim como as lendas que explicam a sua origem. Uma pequena leitura que nos dá ainda mais vontade de visitar estas bonitas paragens...

O trilho está sinalizado, com as marcações a serem suficientes para a orientação.
O trilho segue por um misto de ruas das aldeias visitadas, caminhos agrícolas e carreiros de pastores. Não encontrei obstáculos difíceis de ultrapassar.Apenas temos que ser cuidadosos na descida ao Penedo das Pegadas, pois o tempo de chuva torna o piso escorregadio.
A cobertura florestal existe apenas em algumas partes do percurso, pelo que existe exposição solar moderada.
Por estes motivos que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "Fácil".

Boas Caminhadas!

PictographInformation point Altitude 1,217 ft

VG de Paixão

PictographReligious site Altitude 1,259 ft

PictographReligious site Altitude 1,280 ft

Photo ofCondutas adutoras que alimentam a Central Hidroeléctrica de Vila Nova Photo ofCondutas adutoras que alimentam a Central Hidroeléctrica de Vila Nova

Condutas adutoras que alimentam a Central Hidroeléctrica de Vila Nova

Conduta a nascente alimenta água vinda da Albufeira da Barragem de Paradela. Conduta a poente alimenta água vinda da Albufeira da Barragem da Venda Nova.

É alimentada a partir da Albufeira da Barragem de Paradela e da Albufeira da Barragem da Venda Nova.

Poio das cabras

Travessia de ribeira

Rio Cávado

Caminho de origem medieval

Penedo das Pegadas da Burrinha

Travessia de ribeira

VG de Santo António

Conduta adutora que liga a Albufeira da Barragem de Paradela à Central Hidroeléctrica de Vila Nova

PictographReligious site Altitude 1,957 ft

• Photo of Abel Faria
    Abel Faria Jan 13, 2019

Great trail.
    Thanks to Mario Ramos for such a good description of the course.

• Marisa Rodrigues May 31, 2020

Fiz este trilho e adorei. Mas é preciso estar atento à sinalização, pois (31/05/20) tinha muita vegetação e não era possível ver alguns pontos, mas desde que tenha um mapa consegue-se. Tem alguma subidas mas não são difíceis, desde de que se comece o trilho com objectivo de a ponte de misarela seja para último. Atenção aos dias de calor, tem alguma exposição solar.

• Rui Pedro Maia Jun 8, 2020

Com algumas subidas difíceis com algum inclinação acentuada, mas as vistas compensam o esforço.

• Photo of lekichad
    lekichad Jan 16, 2021

esse trilho é ciclavel

• Photo of Roger Explorer
    Roger Explorer Oct 16, 2022

Eu fiz esta trilha.

• boocsster Oct 30, 2022

Trilho de dificuldade fácil, mas devem ter em atenção que entre as duas cancelas existem manadas a pastar, se incomodadas podem-se tornar agressivas.

• Photo of Lima_Carlos
    Lima_Carlos Apr 14, 2024

Fiz este percurso em Abril 2024, as marcações estão um bocado mal tratadas mas é possível a orientação. A nível de sombras não há muito mas fazendo o percurso no sentido horário a subida é feita praticamente sempre na sombra.