PR5 misarela

September 12, 2020
September 2020

near Sidros, Vila Real (Portugal)

O trilho da ponte da Misarela PR5 MTR é um dos mais populares do Norte de Portugal e da região do Gerês. No entanto, decorre sempre do lado de fora do Parque Nacional, e a própria ponte da Misarela fica a menos de 1 km da fronteira do Parque. Originalmente este trilho chama-se Entre Cávado e Rabagão, pois fica numa zona do concelho de Montalegre exactamente entre os rios Cávado e Rabagão.

A principal razão para a popularidade deste trilho é sem dúvida a ponte da Misarela, também chamada de ponte do Diabo. Esta ponte medieval atravessa o rio Rabagão junto a uma cascata criando um cenário fabuloso. No verão é possível mergulhar nos poços junto à ponte, enquanto que na época das chuvas é possível apreciar o esplendor das quedas. Além do cenário natural onde se encontra a Ponte da Misarela é um local de lendas e de história.

Este é um trilho já com alguns anos, e talvez por isso algumas marcações já deixam a desejar. Em baixo vamos descrever o trilho na totalidade, mas aconselhamos que leve GPS ou mapa, pois sem ele será difícil não se perder do percurso desejado. Vamos então explorar o PR5 Montalegre – Ponte de Misarela.

Vista ao rio Cávado

Máx/min altitude: 653/300 metros

Ganho de altitude: 353 metros

Tipo – circular

Sinalização (1-5) – 2, tem longos períodos sem sinalização e nessas partes é muito difícil seguir o trilho sem GPS/Mapa

Destaques: Ponte da Misarela, cascata da Misarela, estrada romana, mesa dos mouros

Pode fazer download do panfleto aqui

Cascata da Misarela

Nossa experiência no trilho da Ponte da Misarela

O Trilho da Ponte da Misarela – PR5 MTR é um percurso circular, pelo que teoricamente poderá começar em qualquer ponto que voltará a esse local no final do trilho. No entanto, o ponto inicial do folheto e o local onde praticamente toda a gente inicia a caminhada é em Sidrós (Vila Nova, freguesia de Ferral, Montalegre) junto ao campo de jogos, e ao excelente hotel da Misarela. Aqui existe um pequeno parque de estacionamento onde poderá deixar o carro e um painel informativo sobre o trilho e a ponte.

Para iniciar o trilho deverá descer durante uns 50 metros na estrada principal e virar depois à esquerda numa estrada de paralelos. A partir daqui temos algumas marcações do trilho e sinalização para a Ponte. É pouco mais de um km até à ponte, primeiro pela aldeia, mas rapidamente se entra na calçada romana e inicia-se a descida até à Ponte da Misarela.

Estrada romana a caminho da ponte da Misarela

Também chamada de ponte do Diabo (ver lenda em baixo), a Ponte de Misarela é uma obra medieval magnifica com um vão livre de 13 metros e uma altura considerável. A somar a isto temos uma bonita cascata a apenas alguns metros. Durante os meses com mais chuva a cascata leva bastante água e torna-se bem impressionante. Este é o ponto alto do trilho, pelo que perca algum tempo a explorar beleza da zona antes de continuar.

Ponte e Cascata da Misarela

Para continuarmos o percurso oficial, temos de voltar para trás, e iniciar uma longa subida. No entanto, sugerimos que saia um pouco deste percurso e continue no mesmo caminho após a ponte durante uns 500 metros a um 1 km, pois é um trilho lindíssimo ao longo das escarpas do do rio Rabagão.

Estrada romana

Voltando para o percurso, temos agora uma longa subida pela frente, inicialmente no mesmo percurso de ida para a Misarela, mas depois seguimos por um pequeno trilho pelo monte acima. A partir do momento que saímos do caminho para a ponte do diabo, a sinalização piora, até se chegar a uma parte em que basicamente não temos indicações. Sem GPS não será fácil acertar no percurso a fazer.

A subida é longa e dura cerca de 4 km, com algumas partes bem inclinadas. A parte inicial é quase sempre em terra, e após cerca de 1.5km temos um pequeno detour para ir à mesa dos mouros. Mais uma vez, não está bem sinalizado, se não estiver atento ao GPS, provavelmente vai perde-lo. Na mesa dos mouros, a vista para o vale do Rabagão é espectacular.

Vista para o vale do Rabagão

Depois de apreciar a vista, continuamos a subir até chegar a estrada principal, e depois continuamos a subir até chegar a uma nova estrada em terra com um portão. Esta é a fase do percurso menos bonita, pior marcada, além de ter vários portões fechados. A ideia é continuar a subir até chegarmos a Ferral, o ponto maior alto do percurso. Ao chegar a Ferral temos de continuar até chegar novamente à estrada principal, e depois de alguns metros, viramos à esquerda e para iniciarmos uma longa descida.

Portões pelo trilho

A partir de Ferral voltamos a ter mais indicações, e curiosamente nota-se claramente que muitas são novas. É difícil perceber porque não foi feito o mesmo para o resto do percurso. A descida é bem mais bonita que a subida; de inicio caminhamos por caminhos agrícolas, até chegar à aldeia de Viveiro onde se passa pela capela de nossa senhora da Abadia.

Após Viveiro, continuamos a descer entrando em zonas densamente florestadas, com sobreiros e carvalhos. Algures a meio da descida encontramos mais uma pequeno desvio (este assinalado) para o Penedo das Pegadas. Atenção que a descida para o Penedo é talvez a parte mais perigoso do percurso, pois é apertada e pode-se escorregar se estiver húmido.

Penedo das Pegadas

Logo após o penedo das Pegadas a paisagem volta a mudar, pois saímos definitivamente da zona florestal e vamos por um caminho medieval com paisagens deslumbrantes para o Rio Cávado, e serras do Geres e Barroso. Na nossa opinião esta é a parte mais bonita do percurso, após a Misarela claro.

Finalmente chegamos a Vila Nova, voltamos a entrar na estrada principal, depois atravessamos a aldeia pelas suas ruas e algumas centenas de metros depois chegamos novamente a Sidrós, e ao campo de Jogos. Toda esta fase final do percurso está bastante melhor sinalizada; não é perfeito, mas é suficiente para se seguir o trilho.

Serras do Geres e Barroso

Melhor altura do ano para fazer o PR5 Montalegre

Na nossa opinião a melhor altura do ano para fazer o trilho é a sem dúvida a Primavera. Nesta estação, já se apanham temperaturas agradáveis, mas não está quente suficiente para ser desagradável. Mas, mais importante ainda, normalmente os rios têm algum caudal, fazendo com que a paisagem seja ainda mais bonita, e a cascata mais impressionante. Finalmente, na Primavera tudo está bastante verde o que é sempre uma vantagem.

Apesar de ser um trilho com bastantes sombras, tem alguns longos períodos ao sol, o que no Verão pode ser problemático. Por outro lado, a única área onde é possível ir à água é mesmo perto da ponte, no rio Rabagão. Assim, acaba-se por não tirar grande partido da vantagem das temperaturas de Verão. Além do mais, se o que procuramos é um poço para mergulhar, existem melhores opções no Parque Nacional.

Vista para a serra do Gerês

Quem pode fazer o trilho da Ponte da Misarela?

Este é um trilho relativamente longo (12km) e com muito poucas partes planas. Para o completar, serão precisas cerca de 4 a 5 horas. Apesar de tecnicamente não ser difícil é um trilho para pessoas com um mínimo de preparação física e que estejam habituadas a caminhar bastantes horas. Desaconselhamos completamente que o façam com crianças pequenas ou com idosos.

O lado positivo é que se querem ver a Ponte da Misarela, não têm de todo de o fazer completamente e podem simplesmente ir a ponte e voltar. São cerca de 3km (ida e volta) e assim já é acessível a bastante mais gente.

É possível ir à Ponte da Misarela sem fazer o trilho?

Não é possível ir à ponte sem fazer uma caminhada. Esta não tem acessos para carros ou até 4×4. No entanto, não é preciso fazer o trilho todo para ir à Ponte do Diabo. Para isso basta iniciar o trilho em direcção à Misarela (pouco mais de 1 km) e depois voltar.

Existe uma outra alternativa que não implica sequer fazer este trilho, que é aceder à Ponte pelo lado de Ruivães, a partir da estrada CM1397. Um pouco antes de se chegar à ponte sobre o Rio Cávado, tem um parque de estacionamento e um painel informativo. A partir daí é fácil chegar à Ponte, pois além da distancia ser relativamente curta, é também um percurso muito mais plano. Finalmente, é um percurso muito bonito numa estrada bem antiga ao longo das escarpas. Caso tenha limitações de mobilidade ou viaje com crianças, é uma opção bem mais fácil.

O que levar?

Este não é um trilho especialmente técnico, mas dado que deverá demorar cerca 4 horas a fazê-lo aconselhamos que leve:

Muita água (no mínimo 1l por pessoa, 2 se for no verão);

Snacks e almoço para fazer um picnic na natureza;

Calçado de caminhada confortável; É possível fazer de sapatilhas, mas é preferível que faça com botas de caminhada. Desaconselhamos completamente que faça de chinelos.

roupa confortável;

Casaco de chuva, no Inverno;

Roupa de banho, óculos de sol, chapéu e protector solar no verão;

Câmara e telemóvel, pois existem muitas oportunidades para tirar belas fotos. Telemóvel também para ser usado como GPS, neste trilho tem partes que é bem necessário.

Mochila pequena para levar tudo isto;

Como sempre, por favor não faça lixo. Traga tudo o que levar consigo.

Percurso do trilho da misarela

Como chegar ao trilho?

O inicio do trilho é bastante fácil de identificar pois além de estar bem indicado, fica junto ao Hotel da Misarela e ao campo de jogos. O parque e a ponte também estão indicadas na sinalização da estrada que passa por Sidrós (esta estrada tem o curioso nome de rua da estrada).

Para chegar ao inicio do trilho, temos de apanhar a estrada N103 a partir de Braga que vai em direcção ao Gerês, passar por Salamonde e até Ruivães. Em Ruivães viramos para CM1397 em direcção ao Cávado. Notem que antes de chegarmos ao Cávado temos uma indicação para a ponte da Misarela, mas este é o acesso pelo outro lado da Ponte. É lindíssimo .