PR5 LSA - Rota dos Serranos

January 15, 2022
January 2022

near Cabo do Soito, Coimbra (Portugal)

Descrição retirada do site da Câmara Municipal:
"Tem por nome “Rota dos Serranos” e inicia no Castelo da Lousã , seguindo depois em direção a Porto Pisão por caminho florestal.

Inicia-se, então, uma descida que evolui ao longo da Ribeira de São João e de onde se pode avistar já a Aldeia do Xisto do Talasnal. Mais adiante surge a Central Hidroeléctrica da Ermida. Aqui cruza-se a Ribeira de São João por uma ponte metálica, tomando uma subida íngreme, em ziguezague, facilitada por uns pequenos degraus feitos de pedras e lajes de xisto. Um pouco mais acima vira-se à direita em direção ao Talasnal.

A saída do Talasnal em direção ao Chiqueiro é feita por uma das ruelas da aldeia. Após a travessia da Ribeira da Vergada chega-se ao estradão florestal, continuando a subir pelo pinhal acima até se chegar ao Chiqueiro. O caminho para o Casal Novo é feito por uma estrada florestal com pinheiros, eucaliptos e carvalhos dispersos. À saída da aldeia encontra-se uma descida que continua em ziguezague até se avistar o Cruzeiro, local onde se pode avistar o ponto de partida deste percurso, o Castelo da Lousã."