PR5 LNH - Nos Trilhos de Pedro e Inês (Moledo) Lourinhã

Photo ofPR5 LNH - Nos Trilhos de Pedro e Inês (Moledo) Lourinhã Photo ofPR5 LNH - Nos Trilhos de Pedro e Inês (Moledo) Lourinhã Photo ofPR5 LNH - Nos Trilhos de Pedro e Inês (Moledo) Lourinhã

12006
April 18, 2023
April 2023

near Moledo, Lisboa (Portugal)

O percurso circular devidamente marcado e com início na aldeia de Moledo, junto ao antigo paço real e segue pelo ribeiro de São Domingos, até ao Rio da Cruz tomando, depois, o caminho para a aldeia de São Bartolomeu dos Galegos. No caminho, encontramos um exemplar de um cruzeiro cilíndrico (o único no concelho), antes de chegarmos à Quinta da Fonte Real, onde se encontra um freixo do séxulo XIV. Seguimos em direção à aldeia do Paço - cuja toponímia está relacionada com a história de Pedro e Inês -, subindo a encosta das Cesaredas pelo Vale Paraíso, em direção da Pena Seca, passando perto do miradouro. Subimos a encosta até à zona do Martinquel, onde podemos optar por um trajeto mais curto. Seguindo o traçado original, poderemos observar campos de lapías e um antigo forno de cal, continuando o caminho de regresso a Moledo.

Moledo fica situada no Planalto da Cesareda, no concelho da Lourinhã, e no distrito de Lisboa. Dista apenas 8 km da sede do concelho. O topónimo “Moledo” deriva do baixo-latim molletum, que significa “rochedo”, relacionando-se, assim, com a topografia do território em que se integra.

Nesta freguesia existiu, em tempos longínquos, um palácio onde terá vivido D. Inês de Castro. Por diversas vezes D. Pedro aí a visitou. Este é um facto histórico que, mesmo sem estar inteiramente confirmado, permitiu àquela habitação ser imortalizada.

Destaca-se, no seu património cultural e edificado, a Igreja Matriz, de construção renascentista, que tem no seu interior um lambril de azulejos do século XVII, do tipo tapete. O tecto está coberto de pinturas de arabesco. Os moinhos de vento e a vasta zona florestal que rodeia a freguesia são, também, importantes atrativos turísticos.

Nota: Ao km 10,5 existe uma falha de marcação levando a uma confusão no trilho a seguir.

Fizeste este percurso através desta rota ou através da pesquisa da mesma? Achas que o mesmo deve aparecer nos primeiros ao ser pesquisado? Então não te esqueças de comentar e fazer a avaliação, desta forma estás a ajudar outros utilizadores a chegar aqui facilmente e a usufruir deste percurso de futuro com uma maior confiança.