PR5 ACN Rota dos Frades

April 11, 2015
April 2015

•   4.7 1 review

near Covão do Feto, Santarém (Portugal)

Localização
Planalto da Serra de Santo António; Freguesia Serra de Santo António; Concelho de Alcanena.

Acesso ao Ponto de Partida/Chegada
A1» EN 243» Moitas Venda» Rua da Fonte (direção Serra de Santo António)» Bajouco

Descrição

Numa freguesia que detém uma paisagem característica diferenciadora, este traçado pretende mostrar todos os recursos geológicos, culturais e paisagísticos existentes neste recanto tão próprio. O nome deste percurso tem a ver com a escola de frades que existiu outrora na Serra de Santo António.

Este percurso inicia-se junto ao Bajouco (depressão natural na rocha, onde se acumulam as águas das chuvas), segue um trilho repleto de muros de pedra solta, marouços, olivais e zonas pastorícias até a estrada principal, onde se pode observar um conjunto de estruturas de apoio à atividade agrícola, nomeadamente, as eiras, as pias do bagaço e as alpendoradas, onde se guardavam os carros de bois e restantes. Subindo para norte, encontramos uma das casas mais antigas e requintadas da serra, a casa da Senhora Maria do Bento. Prosseguindo o percurso, seguimos em direção ao Casal, subindo a serra, percorrendo trilhos ladeados de pedra, onde a vegetação típica serrana é uma constante, encontrando-se marcas dos rodados dos carros de bois, que durante épocas transportavam cargas de pedra das pedreiras da região.

Chegados ao Casal, observar uma dolina convertida à agricultura. Continuando a subida, direcionamo-nos agora para os poços, estrutura comunitária construída para garantir água às populações e aos animais, nas épocas de estio, em que esta bem faltava.
Subindo em direção aos "crutos", facilmente atingimos o ponto mais alto da serra, onde podemos contemplar o Planalto de Santo António, o polje de Mira/Minde, o Planalto de São Mamede e a Serra de Aire. Terminada esta incursão pela vertente norte da serra, voltamos a sul, onde retomamos o caminho ao local de partida, descendo um dos trilhos que nos permite ter um maior contacto com a extensa obra que o homem tem deixado nesta serra. Por entre muros avistamos casinas, marouços e pequenos abrigos, construídos à custa da força braçal, do alferce e da picareta.

Entidade Promotora

PR5 ACN_ponto de partida/chegada

• Photo of luisleao
    luisleao Dec 4, 2022

Caminhada muito interessante com bonitas vista