Activity

PR5 ACN Rota dos Frades

Download

Trail photos

Photo ofPR5 ACN Rota dos Frades Photo ofPR5 ACN Rota dos Frades Photo ofPR5 ACN Rota dos Frades

Author

Trail stats

Distance
7.11 mi
Elevation gain
860 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
860 ft
Max elevation
1,817 ft
TrailRank 
31
Min elevation
1,817 ft
Trail type
Loop
Coordinates
432
Uploaded
January 1, 2022
Recorded
January 2022
Be the first to clap
Share

near Bajouco, Santarém (Portugal)

Viewed 20 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofPR5 ACN Rota dos Frades Photo ofPR5 ACN Rota dos Frades Photo ofPR5 ACN Rota dos Frades

Itinerary description

Numa freguesia que detém uma paisagem característica diferenciadora, este traçado pretende mostrar todos os recursos geológicos, culturais e paisagísticos existentes neste recanto tão próprio. O nome deste percurso tem a ver com a “Escola de Frades”, que existiu outrora na Serra de Santo António.
Este percurso inicia-se junto ao Bajouco (depressão natural na rocha, onde se acumulam as águas das chuvas), segue um trilho repleto de muros de pedra solta, marouços, olivais e zonas pastorícias até à estrada principal, onde se pode observar um conjunto de estruturas de apoio às atividades agrícolas, nomeadamente, as eiras, as pias do bagaço e as alpendoradas, onde se guardavam os carros de bois e restantes ferramentas agrícolas.
Subindo para norte, encontramos algumas das casas mais antigas da serra enquanto seguimos em direção ao Casal. Subindo a serra, percorrendo trilhos ladeados de pedra, onde a vegetação típica serrana é uma constante, encontrando-se marcas dos rodados dos carros de bois, que, durante épocas, transportaram cargas de pedra das pedreiras da região. Chegados ao Casal, observa-se uma dolina convertida à agricultura. Continuando a subida, direcionamo-nos, agora, para os poços, estrutura comunitária construída para garantir água às populações e aos animais, nas épocas de estio, em que este bem faltava.
Subindo em direção aos “crutos”, facilmente atingimos o ponto mais alto da serra, onde podemos contemplar o Planalto de Santo António, o polje de Mira/Minde, o Planalto de São Mamede e a Serra de Aire. Terminada esta incursão pela vertente norte da serra, voltamos a sul, onde retomamos o caminho até ao local de partida, descendo um dos trilhos que nos permite ter um maior contacto com a extensa obra que o homem tem deixado nesta serra. Por entre muros, avistamos casinas, marouços e pequenos abrigos, construídos à custa da força braçal, do alferce e da picareta.


Variante
Sensivelmente a meio do percurso, ao (Km 6.78), existe uma variante (PR5.1) que permite voltar ao ponto de partida, descendo entre muros de pedra e regressando ao Bajouco. A extensão desta Variante (5.1) é de 700m aproximadamente.

Comments

    You can or this trail