PR4 VRM - Trilho do Turio

January 25, 2020
January 2020

•   4.3 1 review

near Fontela, Braga (Portugal)

PR4 VRM - Trilho do Turio

Trilho em laço que se inicia e termina na Casa de Guarda do Turio.

Partindo de Vieira do Minho, toma-se a direcção de Cantelães pela EM 526. Depois de percorrer aproximadamente 4 km, encontrara-se um cruzamento com um cruzeiro em pedra no centro. Nesse ponto virar à direita. Seguindo sempre em frente entra-se na aldeia, que se atravessa em estrada asfaltada, que termina, num estradão de terra. Para chegar até à Casa de Guarda do Turio, bastará seguir esse estradão.

Trilho realizado em grande parte no coração do Turio, proporcionando o contacto directo com o que de mais belo a natureza tem. É possível observar espécies florestais diversas, com exemplares frondosos. As linhas de água rasgam estes povoamentos, dando graça e enriquecendo toda esta paisagem. O sossego e a tranquilidade que aqui se sente e vive é um dos fortes motivos para que esta área seja habitualmente frequentada por cavalos selvagens, corços, javalis, coelhos, esquilos e raposas. Para além de poder atravessar o seio de todo este ecossistema, podemos ainda apreciar toda a sua envolvência, observada dos miradouros da Serradela e da Pedra Escrita.Podemos ainda usufruir dos dois parques de merenda para ganhar forças para o resto da caminhada.

• Photo of L.Quaresma
    L.Quaresma Jan 8, 2021

excelente descrição. No trilho há locais mágicos de beleza ímpar