PR4 Vouzela 'Trilho da Penoita'

May 12, 2019
May 2019

near Joana Martins, Viseu (Portugal)

Este era um dos bons percursos pedestres desta região antes do grande incêndio de outubro de 2017.
Desta forma decidi regressar para verificar como se encontrava o percurso e foi grande a desilusão, não só pelas árvores queimadas, mas porque deixaram de fazer a manutenção do trilho, com pouca sinalização e caminhos por limpar, principalmente toda a mata da Penoita até à povoação de Covas.
Como é habitual deixei o carro na povoação de Joana Martins da freguesia de Ventosa bem perto perto da IP5 e segui no sentido contrário aos ponteiros do relógio, entramos na estrada em asfalto para mais à frente virar à direita em direcção ao Parque de Merendas da Penoita, este caminho com bastante água e cheio de ervas segue para a mata onde e antes do incêndio era uma das maiores manchas de carvalhos, bétulas e cedros da região, actualmente é um cenário desolador com árvores no chão e uma paisagem queimada. Do Parque de Merendas apanhamos o caminho florestal ligeiramente a subir, visitamos uma das maravilhas da natureza, pedra denominada Pia da Barca e seguimos em direcção ao Dólmen da Malhada de Cambarinho. Daqui, atravessamos a estrada, entramos num caminho agrícola junto a uma ribeira e após passar a ribeira, subimos em direcção ao ponto mais alto do percurso.
No alto avista-se a povoação de Covas, para onde descemos agora, ao chegar a esta aldeia e após percorrer as ruas subimos novamente e apanhamos um caminho por entre terrenos agrícolas que nos leva à povoação de Adsamo.
A partir desta aldeia a paisagem muda para melhor, o caminho é sempre por estradão de montanha, bem largo e sem qualquer dificuldade, este caminho a descer segue na encosta virada para Viseu, com a IP5 e a A25 ao fundo, o caminho contorna todo o monte da Penoita e quando fica virado para o norte avista-se todo o Vale de Lafões e mais ao longe o São Macário, a Serra da Arada e a Serra de Montemuro, passamos por uma capela que ficou destruída e entramos na estrada em asfalto que nos leva ao ponto onde iniciamos, junto ao nó da IP5.
Já fiz este PR por diversas vezes, derivado aos diversos caminhos existentes, por vezes faço questão de procurar umas alternativas do trilho, no entanto o percurso terá que ser limpo e remarcado.