Activity

PR4 VLG Porto à Vista, PR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos

Download

Trail photos

Photo ofPR4 VLG Porto à Vista, PR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos Photo ofPR4 VLG Porto à Vista, PR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos Photo ofPR4 VLG Porto à Vista, PR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos

Author

Trail stats

Distance
6.22 mi
Elevation gain
1,083 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,083 ft
Max elevation
1,424 ft
TrailRank 
67 3.8
Min elevation
391 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 11 minutes
Time
4 hours 20 minutes
Coordinates
1688
Uploaded
January 28, 2023
Recorded
January 2023
  • Rating

  •   3.8 2 Reviews

near Valongo, Porto (Portugal)

Viewed 497 times, downloaded 16 times

Trail photos

Photo ofPR4 VLG Porto à Vista, PR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos Photo ofPR4 VLG Porto à Vista, PR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos Photo ofPR4 VLG Porto à Vista, PR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos

Itinerary description

A Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto abrange perto de 6000 hectares, ao longo de 6 serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, e dois vales principais – rios Ferreira e Sousa. Tem um cariz marcadamente periurbano, constituindo, assim, um espaço de proximidade, do qual a população é convidada a usufruir de forma saudável e sustentável.

Partindo da Capela de Santa Justa, passamos pela Capela de São Sabino e seguimos depois pela cumeada da serra de Santa Justa, ao longo das cristas quartzíticas, para logo nos deparamos com uma vista privilegiada sobre o Grande Porto e a linha do litoral, que nos acompanha ao longo do trajeto, enquanto observamos em simultâneo o vale sereno e rural do rio Ferreira, com a sua típica aldeia de Couce, e desce por entre charnecas e áreas reflorestadas com espécies nativas até se cruzar com a ribeira de Silveirinhos, que acompanha o caminhante em grande parte do seu trajeto, essencialmente por trilhos de pé posto, até irmos novamente ao ponto inicial.

Esta é um trilho adaptado ao qual foi decido juntar dois num só, perfazendo, assim, o PR4 VLG Porto à Vista e o PR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos, ficando assim uma rota circular.

No geral não é um trilho muito difícil, existem algumas precauções a ter nas descidas e subidas com pedras molhadas e/ou soltas de onde podem advir quedas, cuidado com os fojos e poços, pode haver algum não sinalizado então o ideal será seguir sempre a marcação para evitar surpresas.

Os pontos mais interessantes são as vistas panorâmicas sobre Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia e do outro lado a formação da serra do Marão que em casos de dias limpos podemos ver perfeitamente. A ida pelo ribeiro de Silveirinhos também se revelou interessante, porém muito lixo, infelizmente, evite deixar mais. Não sendo fantástico deu para exercitar e conhecer um pouco mais do lugar.

Waypoints

PictographInformation point Altitude 1,250 ft
Photo ofPainéis Informativos - Ínicio do Trilho Photo ofPainéis Informativos - Ínicio do Trilho Photo ofPainéis Informativos - Ínicio do Trilho

Painéis Informativos - Ínicio do Trilho

Local onde se começou o trilho, dispõe de lugar de estacionamento.

PictographWaypoint Altitude 1,253 ft
Photo ofCoreto

Coreto

PictographReligious site Altitude 1,289 ft
Photo ofCapela de Santa Justa e Santa Rufina Photo ofCapela de Santa Justa e Santa Rufina Photo ofCapela de Santa Justa e Santa Rufina

Capela de Santa Justa e Santa Rufina

Localizada no topo da serra encontra-se a capela de Santa Justa e Santa Rufina, datada de 1936. Possui planta retangular, nave única, telhado de duas águas com cruz no vértice, rematados por pináculos boleados. Esta, a primitiva dedicada a Santa Justa, foi edificada no séc. XI e alvo de restauro e ampliação em 1870. Em 1998 foi requalificada e dedicada a S. Sabino, protetor dos deficientes - Bispo de Sevilha até 304, deceparam-lhe as mãos por ter retirado os restos mortais de Santa Justa e de sua irmã Santa Rufina do poço para onde tinham sido lançados e sepultado os mesmos em cemitério cristão. A fachada principal tem nártex de onde nasce a torre sineira quadrangular, coberta por telhado piramidal, encimado por esfera e cruz. A torre assenta em colunas dóricas, em betão, e nela abre-se uma fresta e as aberturas para os sinos. Um pouco mais abaixo, já na encosta oeste, encontra-se a capela de S. Sabino. A Capela de Santa Justa e Santa Rufina, mártires cristãs por se negarem a contribuir para o culto de uma imagem de barro que representava uma deusa pagã, é datada de 1936. Do zimbório da capela temos uma vista surpreendente de toda a região envolvente.

PictographWaypoint Altitude 1,277 ft
Photo ofEscadaria da Cucamacuca

Escadaria da Cucamacuca

Circuito pedonal de acesso directo da cidade de Valongo ao miradouro panorâmico no topo da Serra de Santa Justa, outrora conhecida como "Cucamacuca", no Parque das Serras do Porto. Com uma extensão total de 1,5km, o novo trilho pedonal composto por passadiços e escadarias em estruturas de madeira elevadas e apoiadas no solo.

PictographPanorama Altitude 1,295 ft
Photo ofPanorâmica do Porto

Panorâmica do Porto

Dos pontos mais altos, é possível vislumbrar o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos, do lado da faixa costeira, e vales e serras no interior – em dias de boa visibilidade, poderá até visualizar a Serra do Marão.

PictographPhoto Altitude 1,382 ft
Photo ofTrono Romano

Trono Romano

Fazendo parte do Circuito de Contemplação de Valongo, este é um dos três tronos existentes pela serra que são uma homenagem à herança romana que foi muito marcante neste local, principalmente na prospecção de ouro.

PictographWaypoint Altitude 1,393 ft
Photo ofMarco Geodésico Photo ofMarco Geodésico

Marco Geodésico

Marco geodésico a 369 m de altitude.

PictographInformation point Altitude 1,345 ft
Photo ofPainel Informativo

Painel Informativo

Habitats Rede Natura

PictographWaypoint Altitude 1,411 ft
Photo ofEstação de Radiocomunicações Photo ofEstação de Radiocomunicações Photo ofEstação de Radiocomunicações

Estação de Radiocomunicações

Utilizada também para monitorização de incêndios florestais pela Proteção Civil

PictographPanorama Altitude 1,134 ft
Photo ofPanorâmica do Vale do Couce

Panorâmica do Vale do Couce

Uma paisagem abundante e variada impõe-se a Couce, aldeia de Valongo localizada entre duas serras, de Santa Justa e Pias e banhada pelo rio Ferreira. Vale a pena percorrer calmamente os caminhos empedrados deste pequeno aglomerado típico e observar as marcas do passado aqui presentes, como as casas antigas, feitas com blocos de quartzite, proveniente da exploração mineira e de xisto. De notar a particular configuração das paredes, irregulares, por aproveitarem os materiais diretamente da natureza, sem tratamento prévio. Não deixe de passar pela ponte (romana) de Couce e de visitar a capela da aldeia. Palheiros e eiras serviam de apoio às atividades agrícolas do local e eram, ao mesmo tempo, locais de convívio para as populações, enquanto, em gruo, debulhavam o milho. Inspire-se nesta alegria antiga, contorne a aldeia pelo seu lado mais verdejante e fresco, junto ao rio e saiba que em Couce terão habitado romanos e os seus escravos, muitos séculos antes das marcas ainda presentes no local, como as casas muito aglomeradas umas junto às outras, uma forma de defesa das ameaças exteriores, dado o isolamento da povoação. Mas ainda antes, nas serras de Santa Justa e Pias estão referenciados três castros que integram o Parque Paleozóico de Valongo: Alto do Castro; Castro de Pias e Castro de Couce que remetem para povoados primitivos posteriormente ocupados pelos romanos, povo que aqui se terá estabelecido para explorar os minerais existentes no subsolo. Desta presença fica também como herança a lenda das mouras encantadas que se abrigam na serra de Santa Justa e que aqui cozinham nos seus caldeirões quando está nevoeiro.

Photo ofReflorestação

Reflorestação

Área de reflorestação da serra com floresta nativa, por favor não danificar nem arrancar as plantas existentes.

PictographRiver Altitude 409 ft
Photo ofRibeira de Silveirinhos Photo ofRibeira de Silveirinhos Photo ofRibeira de Silveirinhos

Ribeira de Silveirinhos

Deságua no Rio Ferreira.

PictographRiver Altitude 465 ft
Photo ofRibeira de Silveirinhos

Ribeira de Silveirinhos

PictographRiver Altitude 517 ft
Photo ofRibeira de Silveirinhos

Ribeira de Silveirinhos

PictographBridge Altitude 736 ft
Photo ofPonte de Madeira Photo ofPonte de Madeira

Ponte de Madeira

Passar com cuidado e apenas uma pessoa de cada vez.

PictographBridge Altitude 744 ft
Photo ofPonte de Pedra

Ponte de Pedra

PictographWaypoint Altitude 957 ft
Photo ofEngenho

Engenho

Antigo engenho de tração animal.

Comments  (3)

  • Photo of Just Live Just Walk
    Just Live Just Walk Feb 14, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    fizemos este percurso

  • Photo of Trilhos e Caminhos
    Trilhos e Caminhos Apr 25, 2023

    Obrigado pelo comentário, espero que tenha gostado.

  • Photo of faustobranco
    faustobranco Jun 12, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    Foi um trilho muito bonito, a primeira parte tem paisagens maravilhosas, muita descida em estradões com pedras.
    A segunda parte do trilho não dá vontade de ir embora, é lindo, tudo é perfeito.
    Atenção em 8.4Km /-, este zig-zag não existe mais, é mata fechada e tivemos dificuldade para voltar à estrada que leva ao engenho. provavelmente tem de se fazer o desvio antes, perto de uma grande construção de pedras, mas não pude conferir.

You can or this trail