PR4 TVD Rota Castro Zambujal

October 21, 2017
October 2017

near Torres Vedras, Lisboa (Portugal)

É no parque verde da cidade de Torres Vedras que este percurso circular tem inicio... Optamos por seguir em direcção ao Sanatório do Barro, atravessando este belíssimo parque ,mas logo após esta zona verde, PERDE-MO-NOS por falta de marcações, logo ao primeiro Quilometro... Descobrimos que estavam cobertas por placards afixados nos postes, (ver foto)... Já no trilho, fomos saindo do meio urbano, atravessando um belo "manto retalhado" de vinhas e encostas viniculas, chegando assim ao sanatório, e subindo ao maravilhoso miradouro da Senhora da Pena(ver foto), desfrutando da belíssima paisagem sobre toda a cidade de Torres Vedras... Após um breve descanso, seguimos em direcção à Serra da Vila, sempre em subida... É aqui nesta aldeia que o PR4 se encontra com o GR30, e seguem paralelos, descendo até um vale profundo e verdejante, onde começamos a subir nova encosta, desta vez por um caminho secular que nos leva ao Castro do Zambujal, por trilhos fechados por uma frondosa vegetação(ver foto)... Já no Castro (ver foto) podemos desfrutar da tranquilidade do espaço, ficar a saber mais um pouco da fortificação no placard (que já merecia ser substituído por um novo, pois o que lá se encontra já vai acusando algum desgaste) alusivo ao monumento... É aqui também que o GR30 segue por outros trilhos, e nós seguimos em direcção ao Varatojo, onde a 1,2Kms da aldeia, encontramos uma variação que encurta o trajecto em direcção a Torres Vedras, mas optamos pelo trajecto mais longo, que nos levou ao centro do Varatojo, onde fomos encontrar o Fantástico Convento de St. Antonio do Sec. XV (ver foto), mandado construir por D. Afonso V, em que o próprio soberano lançou a primeira pedra em 1470... Após muitas fotos, lá seguimos em direcção a Torres Vedras, subindo ao alto dos moinhos, onde desfrutamos novamente de uma belíssima paisagem sobre a cidade... Daí, o percurso é sempre a descer, embora a dado momento nos tenhamos desviado do trilho, talvez enganados pelas marcações da variação que nos estava a levar de novo para o Castro do Zambujal... Decidimos não voltar atrás, para encontrar as marcações do trilho, e seguimos os últimos quilómetros por alcatrão, até chegarmos ao parque da cidade... Um trilho fantástico, aconselhável para qualquer altura do ano...