PR4 STB - Aldeias de Azeitão

March 7, 2024
February 2024

near Azeitão, Setúbal (Portugal)

Trilho circular de 17,3 km com inicio e fim em Vila Nogueira de Azeitão e passagem por:
- Aldeia de Irmãos (2,0 km)
- Aldeia de São Pedro (3,5 km)
- Aldeia da Portela (4,75 km)
- Restaurante Bom Petisco (7,23 km)
- Picheleiros (12,2 km)

Partida do centro de Vila Nogueira de Azeitão, juntoà placa do PR4 STB - Aldeias de Azeitão que corresponde ao percurso. Nada de grandes dificuldades!

Depois de sair de Vila Nogueira, passa-se pelas aldeias de São Pedro, da Piedade e da Portela, atravessa-se parte do Vale do Alambre, no fim do qual se faz um troço de estrada ate chegar ao Restaurante Bom Petisco. Aí, inflecte-se de novo para o interior, no sentido do Pico do Formosinho (mas sem subir) e do Parque Natural da Arrabida.

Segue-se em direção a Picheleiros, após a qual surge a principal subida do percurso, que contorna uma quinta fabulosa! No cimo da subida já se vê de novo Vila Nogueira, aonde se regressa entrado pelo lado da Quinta da Bacalhoa.

Muitos restaurantes/cafes em Vila Nogueira de Azeitão (não esquecer de provar as famosas tortas de Azeitão!). Durante o percurso, apenas o Restaurante Bom Petisco (sensivelmente a meio).

Bastantes sombras pelo caminho, mas algumas zonas a requerer chapeu em dias de calor.