PR4 Sever do Vouga 'Trilho da Encosta do Castelo'

Photo ofPR4 Sever do Vouga 'Trilho da Encosta do Castelo' Photo ofPR4 Sever do Vouga 'Trilho da Encosta do Castelo' Photo ofPR4 Sever do Vouga 'Trilho da Encosta do Castelo'

May 5, 2019
May 2019

near Paçô, Aveiro (Portugal)

Em dia de bastante calor e como o tempo disponível não era muito, procuramos um trilho curto e com sombra, a escolha caiu no PR4 do concelho vizinho de Sever do Vouga.
O percurso, circular, percorre essencialmente aldeias da freguesia de Cedrim, nós optamos por iniciar na aldeia de Paço, bem perto da Ecopista do Vouga, daqui sempre a subir seguimos em direcção à aldeia de Redouça onde se encontra a capela da N.ª Sr.ª de Guadalupe, após passagem pela capela, era hora de subir ao Monte do Castelo, este caminho, pouco interessante onde predomina o eucalipto, serpenteia a encosta deste Vale do Vouga e leva-nos ao miradouro natural do Castelo onde se avista toda a panorâmica de Sever do Vouga e do vale da povoação de Cedrim, embora com as árvores existentes a paisagem fica mais reduzida.
Após atingir o ponto mais alto do percurso, iniciamos a descida até Cedrim, o trilho da descida é bem mais interessante, aqui e ali aparecem alguns carvalhos que dão outra beleza ao percurso. Ao chegar ao centro da povoação de Cedrim, onde tem lugar o inicio oficial deste PR4 "Trilho da Encosta do Castelo" onde se encontra o painel informativo do mesmo, seguimos por entre as ruas desta aldeia e passagem pelo Largo das Eiras, onde se encontra um aglomerado de Espigueiros ou Canastros como se diz nesta zona, este espaço, bem arranjado, é palco de várias actividades culturais.
Depois da visita descemos até entrar na Ecopista do Vouga, viramos à direita e seguimos agora nesta Ecopista, mais adiante e junto à antiga estação do Caminho de Ferro de Cedrim, saímos da ecopista e subimos até à capela da aldeia de Paço, para rapidamente descer e entrar novamente na ecopista, que nos leva onde iniciamos este percurso de cerca de 8 km, sem qualquer grau de dificuldade.
O percurso tem poucos pontos de interesse, vale pelo miradouro do Castelo, pelo Largo das Eiras e principalmente pela Ecopista do Vouga, com bastante sombra e muito frequentada por amantes do desporto.

• Photo of Francisco Leite
    Francisco Leite Feb 20, 2023

Iniciamos junto do USF de Cedrim e sem problemas percorremos a Ecopista do Vale do Vouga. Depois da Capela do Pacô começamos a subir e encontramos um caminho florestal com falta de sinalética. Não fomos ao Miradouro do Castelo porque não estava mencionado no mapa do trilho e porque segundo informações de terceiros não seria fácil lá chegar. Terminamos sem dificuldade e almoçamos no restaurante "O Cortiço". Foi mais um trilho para fazer uns KMS. Obrigado pela partilha.