PR4 Oliveira de Frades 'Caminhos com Alma'

Photo ofPR4 Oliveira de Frades 'Caminhos com Alma' Photo ofPR4 Oliveira de Frades 'Caminhos com Alma' Photo ofPR4 Oliveira de Frades 'Caminhos com Alma'

1963
December 2, 2020
December 2020

near Arca, Viseu (Portugal)

Este PR4 do concelho de Oliveira de Frades "Rota dos Caminhos com Alma" é um percurso circular com cerca de 11 km tendo o seu inicio oficial (onde se encontra o painel informativo) na aldeia de Covelo de Arca, em plena encosta da Serra do Caramulo.
Como o percurso é circular optamos por iniciar o PR em Paranho de Arca junto à mata do Carvalhedo da Gândara, a maior mancha nacional contínua de carvalho-alvarinho (Quercus Robur), após passagem por entre os diversos carvalhos, alguns centenários, seguimos por trilhos entre campos e caminhos agrícolas até à aldeia de Paranho, esta aldeia onde predomina o granito, os caminhos estreitos e rurais conduzem-nos ao alto da aldeia onde se encontra a Capela da Nossa senhora da Paz e o miradouro com o mesmo nome, deste alto vislumbra-se toda a aldeia e grande parte da Serra do Caramulo.
Agora descemos em direção à Igreja local, mas o percurso não chega à Igreja no entanto podem sempre efetuar um desvio de 50 metros para visitar a Igrej , o caminho segue agora por alguns metros pela estrada em asfalto até sair por um caminho florestal à direita que nos leva a nova mancha de carvalhos alguns com mais de 200 anos, passamos pela antiga Casa do Guarda e pelos viveiros abandonados , memória que esta zona já foi fonte de riqueza.
Sempre a descer rapidamente estamos na aldeia de Covelo de Arca, local onde se encontra o painel identificativo do trilho e onde tem inicio oficialmente este PR.
Após passar por entre as ruas antigas desta aldeia encaixada num dos vales da encosta norte da Serra do Caramulo, visitar a capela local, iniciamos a subida pelo caminho do Sacramento, este caminho antigo liga a povoação de Covelo a Arca, sobe-se por entre carvalhos e castanheiros banhados pela pequena ribeira, ao longo deste caminho encontra-se as "Alminhas" e a "Pedra Poisadoura", local onde os antigos poisavam os caixões para rezar durante os funerais.
Até à entrada da povoação de Arca o percurso é sempre a subir, chegado à estrada em asfalto entramos na zona do Dólmen de Arca, classificado como Monumento Nacional desde 1910, é um monumento megalítico que testemunha a remota ocupação humana destas terras, daqui seguimos para o Carvalhedo da Gândara local onde iniciamos o percurso.
Este PR pode ser realizado em qualquer época do ano, de salientar que se for efectuado no Inverno ou dias de muita chuva existem partes do trilho com bastante água, no Verão é um percurso fresco com bastante sombra ao longo de todo o trilho.
Quanto às dificuldades, é um percurso curto cerca de 10km e sem grandes dificuldades, apenas uma subida de 2 km, que pode ser realizada logo no inicio ou no final, depende onde se inicia o PR.
Aconselho à realização deste trilho pela beleza dos carvalhos, pelo Caminho do Sacramento junto à Ribeira e pelo Dólmen de Arca, Monumento Nacional.