PR4 MTR - Trilho do Rio

January 13, 2019
January 2019

near Fiães do Rio, Vila Real (Portugal)

O cenário do Vale do Alto Cávado é o pano de fundo deste trilho. O motivos de interesse deste trilho são tanto paisagísticos como culturais. Enquanto percorremos várias localidades das freguesias de Fiães do Rio, Contim, Cambeses do Rio, Sezelhe e Covelães no concelho de Montalegre, com o ambiente típico da vivência rural e de agricultura de minifúndio e de criação de gado, somos brindados com bonitas igrejas, capelas, alminhas e cruzeiros. Acrescem ainda os relógios de sol, fornos comunitários, fontes e espigueiros para valorizar o sempre bonito cenário destas terras do Barroso.

A Câmara Municipal de Montalegre diponibiliza no seu site o habitual folheto de apresentação do trilho, que podemos descarregar e onde nos é dado enquadramento sobre a flora e fauna da região, assim como das várias localidades visitadas.
Encontramos idêntico folheto nos sites da ADERE-PG e do ICNF

O trilho possui o mesmo traçado que o PR Trilho do Planalto da Mourela entre os km 15,7 e 22,0. Esse trilho não possui qualquer sinalização no terreno, pelo que nunca nos apercebemos dele.
O trilho percorre território pertencente ao Parque Nacional Peneda-Gerês entre os km 14,3 e 23,8, ou seja, desde que se atravessa a Ribeira da Lama Chã até à travessia do Rio Cávado.
Encontrei também sinalização relativa ao "Trilho Entre-Palheiros" e à "Cascata das Barrondas", sobre os quais não tenho informação.

O trilho está sinalizado, com as marcações a serem suficientes para a orientação.
O trilho segue por um misto de ruas das aldeias visitadas, caminhos agrícolas ou florestais e carreiros de pastores. Não encontrei obstáculos muito difíceis de ultrapassar mas num trilho com esta extensão encontramos várias linhas de água que com tempo chuvoso podem exigir mais cuidados para as atravessar. Há também alguns caminhos que se tornam eles próprios pequenas ribeiras. Nada que umas botas não permitam enfrentar.
Os pontos mais delicados são as poldras da Ribeira do Rio Mau (onde se pode escorregar) e a ponte sobre o Rio Cávado ao km 23,8.
Neste último caso temos uma ponte de madeira com sinais evidentes de degradação. Na minha opinião, quem a atravessar deve seguir com os pés sobre a zona directamente suportada pelas vigas longitudinais da ponte. Muitas das tábuas que constituem o tabuleiro da ponte estão claramente degradadas e não suportam elas próprias o peso de uma pessoa!!. Informei por e-mail o EcoMuseu do Barroso, a ADERE-PG e o ICNF desta situação.
Para quem queira percorrer este trilho talvez seja prudente investigar primeiro sobre o estado actual desta ponte. Uma outra opção prudente será realizar o percurso no sentido contrário ao que aqui apresento: na bifurcação que encontramos após a passagem por Fiães do Rio (ao km 0,7) seguir para a esquerda na direcção "Paredes"; a placa diz que o Rio Cávado está a 800 m de distância, mas parece-me que são apenas 500 m; rapidamente chegamos à referida ponte e avaliamos sobre o seu estado, para não sermos confrontados com a impossibilidade de atravessar o Rio Cávado já no final de um dia de caminhada e sem pontos próximos de travessia alternativa.
A cobertura florestal existe apenas em algumas partes do percurso, pelo que existe exposição solar significativa.
Por estes motivos que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "moderada".

Boas Caminhadas!

Ribeira

PictographReligious site Altitude 3,117 ft

Igreja de Vilaça

Miradouro. Parque de Merendas.

PictographReligious site Altitude 3,214 ft

VG de Cambeses

PictographMonument Altitude 2,935 ft

Ponte Romana (?)

Photo ofAntiga Escola Primária. Sede da Associação Recreativa e Cultural da Mocidade de Frades do Rio. Photo ofAntiga Escola Primária. Sede da Associação Recreativa e Cultural da Mocidade de Frades do Rio. Photo ofAntiga Escola Primária. Sede da Associação Recreativa e Cultural da Mocidade de Frades do Rio.

Fontanário e Lavadouro

PictographReligious site Altitude 3,130 ft

Igreja de Frades

VG Frades

Cruzeiro. Relógio de Sol.

PictographReligious site Altitude 3,225 ft

Igreja de Sezelhe

Ribeira da Lama Chã

PictographMonument Altitude 3,226 ft

Forno do Povo

Photo ofCruzeiro com Relógio de Sol. Lavadouro. Interligação com o PR Trilho do Planalto da Mourela. Photo ofCruzeiro com Relógio de Sol. Lavadouro. Interligação com o PR Trilho do Planalto da Mourela. Photo ofCruzeiro com Relógio de Sol. Lavadouro. Interligação com o PR Trilho do Planalto da Mourela.

PictographReligious site Altitude 3,236 ft

Torre Sineira - 'Torre do Boi'

PictographReligious site Altitude 3,220 ft
Photo ofIgreja de Travassos do Rio. Relógio de Sol. Photo ofIgreja de Travassos do Rio. Relógio de Sol. Photo ofIgreja de Travassos do Rio. Relógio de Sol.

Igreja de Travassos do Rio. Relógio de Sol.

PictographRuins Altitude 2,899 ft

Moinho

Poldras. Ribeira do Rio Mau.

PictographReligious site Altitude 3,098 ft

Nicho

PictographReligious site Altitude 3,085 ft

Igreja de Covelães

VG de Robelhos

Corgo de Sendão

Photo ofMiradouro (enquanto as árvores não crescerem!) Photo ofMiradouro (enquanto as árvores não crescerem!) Photo ofMiradouro (enquanto as árvores não crescerem!)

Miradouro (enquanto as árvores não crescerem!)

VG de Rosário 1º

Linha de Água

PictographReligious site Altitude 3,256 ft
Photo ofIgreja de Santo António (Sec. XVIII). Torre Sineira com Relógio de Sol. Photo ofIgreja de Santo António (Sec. XVIII). Torre Sineira com Relógio de Sol. Photo ofIgreja de Santo António (Sec. XVIII). Torre Sineira com Relógio de Sol.

Igreja de Santo António (Sec. XVIII). Torre Sineira com Relógio de Sol.

Photo ofNúcleo Ecomuseológico Hidráulico de Paredes do Rio Photo ofNúcleo Ecomuseológico Hidráulico de Paredes do Rio Photo ofNúcleo Ecomuseológico Hidráulico de Paredes do Rio

Núcleo Ecomuseológico Hidráulico de Paredes do Rio

Fonte

'Moinho da Fonte'

PictographReligious site Altitude 3,287 ft
Photo ofNicho. Interligação com o PR Trilho do Planalto da Mourela. Photo ofNicho. Interligação com o PR Trilho do Planalto da Mourela. Photo ofNicho. Interligação com o PR Trilho do Planalto da Mourela.

Nicho. Interligação com o PR Trilho do Planalto da Mourela.

Fonte da Leigeirinha

PictographBridge Altitude 2,709 ft
Photo ofPonte sobre o Rio Cávado (em mau estado!) Photo ofPonte sobre o Rio Cávado (em mau estado!) Photo ofPonte sobre o Rio Cávado (em mau estado!)

Ponte sobre o Rio Cávado (em mau estado!)