Activity

PR4 MNC - Trilho de Santo António de Val de Poldros

Download

Trail photos

Photo ofPR4 MNC - Trilho de Santo António de Val de Poldros Photo ofPR4 MNC - Trilho de Santo António de Val de Poldros Photo ofPR4 MNC - Trilho de Santo António de Val de Poldros

Author

Trail stats

Distance
6.6 mi
Elevation gain
1,339 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,339 ft
Max elevation
3,623 ft
TrailRank 
38
Min elevation
2,339 ft
Trail type
Loop
Coordinates
3530
Uploaded
January 6, 2023
Recorded
January 2023
Be the first to clap
Share

near Branda de Santo António, Viana do Castelo (Portugal)

Viewed 530 times, downloaded 47 times

Trail photos

Photo ofPR4 MNC - Trilho de Santo António de Val de Poldros Photo ofPR4 MNC - Trilho de Santo António de Val de Poldros Photo ofPR4 MNC - Trilho de Santo António de Val de Poldros

Itinerary description

Trata-se de um percurso de âmbito ecológico-paisagístico, inserido numa topologia de vale e montanha, com uma distância aproximada de 11 km e uma duração média de 5h.
Apresenta um nível de dificuldade moderado, com cotas mínimas de 703 m e máximas de 1108m de altitude.
O planalto de Santo António de Val de Poldros é uma zona coberta de tojo, giesta, urzes e carquejas, entremeado de campos de feno (lameiros) e “cardenhas” (habitações típicas das brandas), outrora uma autêntica aldeia serrana, cheia de vida, agitação, festa e sobretudo trabalho com vivencia mais centrada nos meses de Verão (maio a setembro), pois essa é a característica principal das “brandas”. Estes caminhos eram também percorridos pelos Carvoeiros que antigamente se dirigiam à montanha pois apenas lá encontravam as urzes que produziam carvão de qualidade superior.
As manadas de burras que ali vivem livremente confirmam o nome das terras: VAL-DE-POLDROS, pois ainda hoje as crias das éguas (entenda-se burras) são “poldros” ou “poldras” e não “potros”. Outro elemento de elevado interesse são os “quarteis”, local de abrigo dos romeiros que no dia de Santo António vêm para a bênção do gado.

Descrição de como chegar ao início do percurso:
Partindo da sede de município, segue-se em direção a Arcos de Valdevez até à retunda do centro de saúde. Chegando aí, vira-se na direção de Melgaço, seguindo-se até ao cruzamento da Valinha (8,7km). Logo de seguida (200m), vira-se à esquerda pela antiga estrada de Melgaço até chegar ao cruzamento de Ceivães (700m). Nesse local, vira-se à direita pela estrada municipal que vai em direção a Riba de Mouro, passando nas freguesias de Segude, Podame e Tangil. Chegados a Riba de Mouro, aparece uma bifurcação, onde se deve virar à direita no sentido de Santo António de Vale de Poldros. Percorrendo 13 km, deparamo-nos com a placa de início do trilho, já em plena branda.

Comments

    You can or this trail