PR4 MFR Rota Serra do Socorro

2021
June 20, 2020
June 2020

near Almeirinhos, Lisboa (Portugal)

O PR4 MFR é um percurso de um conjunto de PR's do Concelho de Mafra, que nos leva até ao alto da Serra do Socorro, que nos seus 395 metros de altitude, nos revela uma paisagem maravilhosa a 365º graus...
Trilho não marcado, com inicio e fim junto à Ermida da Nossa Senhora do Socorro (monumento mourisco, tornado cristão por D. Afonso Henriques após a conquista de Lisboa), a Serra do Socorro foi também Quartel General de Wellington durante as invasões Francesas, ficando mesmo conhecido como "the Wellington's eagle nest" (o ninho da águia de Wellington)... Aí foi instalada a estação de comunicação e observação das Linhas de Torres, tendo sido montado um complexo sistema de comunicações (Telégrafo da Serra do Socorro), que podemos visitar no Centro Interpretativo das Linhas de Torres existente junto da ermida, onde existe uma replica do telégrafo, e uma exposição sobre o tema...
O trilho desenvolve-se inicialmente pela Paisagem Protegida, indo aos poucos atravessando as aldeias e campos hortícolas existentes no sopé da serra, e voltando a subir por um trilho acentuado na encosta nascente, até atingir-mos os magnificos 395 metros, onde nos espera uma paisagem arrebatadora...
De salientar somente um obstáculo ao km 2.1, onde um portão com cadeado barrou-nos a passagem, tendo como alternativa, passar-mos sobre um buraco existente na vedação...
Um passeio tranquilo, num dia quente que dificultou um pouco a subida final até ao cimo da serra...