PR4 Manteigas Rota do Carvão

May 23, 2020
May 2020

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Mais um percurso pela Serra da Estrela, este PR4 de Manteigas percorre o planalto da Serra, zona bem conhecida de outros trilhos e desce até à Vila de Manteigas.
O percurso é circular o que facilita onde se pretende iniciar o PR, nós tínhamos como objetivo almoçar na nave da Mestra, assim, decidimos iniciar o percurso nas Penhas Douradas, junto à Casa da Fraga e seguimos no sentido dos ponteiros do relógio, o que implicava que esta primeira parte do trilho fosse sempre a descer, por entre o bosque magnifico, a serpentear a encosta por caminhos bem definidos, sem qualquer dificuldade e que nos levam até à Vila de Manteigas, aqui, as marcações do PR4 confundem-se e por vezes são comuns a outros PRs que passam na vila, nós deixamos as marcações do PR4 e passamos pelo centro da Vila seguindo as marcações do PR3 Rota da Vila, após percorrer algumas ruas, regressamos ao PR4.
Agora era a hora de subir, mas antes um reforço matinal no pequeno Parque de Merendas existente junto à estrada de alcatrão, um pouco antes de chegar à Capela na encosta.
Após o reforço, passamos pela Capela e deixamos o alcatrão, entramos em terra batida e logo uma subida duríssima, curta mas desgastante, mas rapidamente entremos no estradão e o caminho aligeira e segue a meia encosta, sobranceira ao Vale Glaciar do Zêzere, por alguns quilômetros o caminho não tem dificuldades, é largo com subida ligeira.
Mais à frente deixamos o estradão da encosta e iniciamos a subida de pé posto serra acima, esta subida é dura mas a paisagem compensa, e leva-nos, ao planalto da Serra, agora a paisagem é outra, muita vegetação colorida e passagem perto da Charca do Perdigueiro, esta zona do percurso permite-nos usufruir de uma rara beleza, o trilho leva-nos à Nave da Mestra, para mim das zonas mais bonitas da Serra da Estrela, aqui visitamos a ribeira e a sua pequena cascata, regressamos e almoçamos neste local fantástico.
Após o almoço e as fotos da praxe, retomamos o trilho, passamos pela Casa do Juiz, subimos por entre a Talisca da Mestra e chegamos ao Curral do Martins, o ponto mais alto do percurso.
A partir daqui o caminho é sempre a descer, passamos junto ao Vale das Éguas, apreciamos ao longe o Vale do Rossim e já com as Penhas Douradas à vista, ainda fizemos um desvio pelo Seixo Branco, regressamos ao trilho e chegamos ao fragão do Corvo, aqui, mais um desvio, deixamos as marcações do PR4 e fomos ao miradouro
situado num ponto privilégiado sobre a Vila de Manteigas, este Miradouro tem a melhor panorâmica de Manteigas.
Voltamos e descemos por trilho de pé posto até ao bosque onde já tínhamos passado ao iniciar o percurso, chegamos ao bosque entramos novamente nas marcações do PR4 e após uma ligeira subida chegamos à Casa da Fraga onde iniciamos este PR4 Rota do Carvão, que conta uma parte da história de Manteigas relacionada com a pastorícia, o centeio e a floresta.
É um percurso ainda longo com os desvios à Vila, ao Seixo Branco e ao Fragão do Corvo fizemos cerca de 26 km, tornando o percurso um pouco difícil, mas para quem gosta de percursos de montanha este tem diversos pontos de interesse e sem dúvida muita beleza natural associado.
As marcações estão minimamente visíveis, mas podem induzir em erro, principalmente na zona da Vila de Manteigas e no planalto, pois existem outras marcações que facilmente se confundem, aconselho sempre ao uso do GPS.