PR4-MAC-ROTA DA ORTIGA SUL

May 22, 2021
May 2021

•   2.7 1 review

near Ortiga, Santarém (Portugal)

Integrado no projeto, Conhecer a Pé... by EstacaZero.
PR4MAC - Ortiga sul.
Enquadrada na Freguesia de Ortiga, a Rota da Ortiga Sul permite o contacto com zonas agrícolas, zonas de pastagem e zonas piscatórias. Essa é, na verdade, a sua maior riqueza. Desenvolvendo-se num contacto privilegiado com duas ribeiras (Boas Eiras, a sul, e Eiras, a norte) e ainda com o maior rio da península ibérica (Tejo, a sul), a Rota do Ortiga Sul é, muito provavelmente, a mais rica e diversificada em termos de paisagens, tocando, aqui e ali, três regiões distintas: Beira-Baixa, Ribatejo e Alentejo. Falamos pois de um percurso muito rico e diversificado, com paisagens arrebatadoras proporcionadas sobretudo pelos ambientes ribeirinhos do Vale do Tejo. Além da diversidade natural e patrimonial, o caminhante pode deleitar-se com os testemunhos remotos da origem do Tejo, a sua relação milenar com os povos que aqui se fixaram até à atualidade e com a simbiose perfeita entre o rio e a serra. Faltam-nos palavras para descrever a sensação de imersão nos cheiros e sons da natureza proporcionados pelo Tejo. Não surpreende, portanto, que possa cruzar-se com um ou outro picareta, os icónicos barcos que outrora navegavam o Tejo e são hoje testemunho riquíssimo do património cultural deste concelho. É igualmente possível cruzar-se com gentes da pesca e sentir a relevância de um rio que urge proteger. Salientamos, por fim, que se trata de uma rota adequada para praticantes de BTT e na qual é possível encontrar diversos pontos de água potável (fontes) disponíveis. Ao nível de acessibilidades, a localidade de Ortiga é servida por duas paragens ferroviárias (apeadeiros de Ortiga e da Barragem Belver, ambos na linha da Beira Baixa) e pela A23 (nó Ortiga-Mação).

• Photo of lnunes
    lnunes Jun 22, 2021

Trilho com alguma falta de sinalização e zonas pouco limpas no trilho

• Photo of mailasgard
    mailasgard Jun 21, 2023

Trilho em que foram feitas alterações ao percurso inicial e que podem induzir em erro.
    Estas alterações surgem a partir do Moinho do Lercas/ Mina do Ti Antero. O caminho está cheio de mato.
    Quando chegar à estrada, seguir sempre pela estrada ( existe uma indicação errada para ir junto à ribeira que não leva a lugar nenhum) até ao desvio para a Anta da Foz.
    O percurso tem partes interessantes mas devia estar melhor sinalizado e limpo.
    A evitar em dias de calor.... 3 estrelas !

É lamentável que os centros interpretativos da Ortiga ( Lagar de azeite, núcleo museológico e Artes da pesca) estejam encerrados aos fins de semana - precisamente quando terão mais visitantes ?
    Louvor especial para a Câmara de Mação cujo site constitui um excelente trabalho de promoção e de informação turística deste município