PR4 LNH Dos Dinossauros á Rocha

3 hours one minute
May 8, 2021
May 2021

near Ribamar, Lisboa (Portugal)

O PR4 LNH "Dos Dinossauros à Rocha" é um percurso pedestre do conjunto de PR´s do Concelho da Lourinhã, que nos leva a percorrer parte da costa oceânica da Freguesia de Ribamar, e uma vasta formação calcária (Cabeço da Pedra do Sino, Cova do Texugo, e Cova da Moura), inseridos na unidade de calcários do Vimeiro.
Área de elevado interesse ecológico e paisagístico, é por entre uma maravilhosa floresta autóctone que este trilho se desenvolve, quer na sombra do coberto vegetal, quer sob as copas de frondosos carvalhos e freixos.
O PR4 LNH é um trilho circular, com dois pontos de inicio e fim. Um na Praia de Porto Dinheiro, com um vasto parque de estacionamento, e zona de restauração, e o outro em Ribamar, junto à escola e igreja da localidade, com algum estacionamento e cafés.
Foi neste ultimo que optei dar inicio a este fantástico passeio, optando por ir ao encontro do mar, fazendo o percurso no sentido dos ponteiros do relógio... A ter em atenção o troço entre o Km 1 e 1,5 , onde a vegetação (caniços) invade parte do trilho dificultando a progressão. Após esta zona, ao sair do terreno para o asfalto na Estrada do Valmitão, por erro de interpretação da sinalética, virei à esquerda quando o percurso seria à direita, em direção à Praia de Porto Dinheiro, a par do GR11E9.
Um trilho simpático e acessível
Bons Trilhos

• Photo of MBruno77
    MBruno77 Aug 7, 2023

Paisagens excelentes, parte final brutal. Uma nota negativa: Logo no inicio numa zona de arvoredo/canas junto a uma ribeira, existe falta de manutenção e torna-se difícil passar, existe também nessa zona um muro da altura de uma pessoa com um cão de grande porte que ao sentir a nossa presença poe-se no mesmo a ladrar, parece que quer saltar para cima de nós (não inspira confiança passar por lá). Para contornar essa situação andamos uns metros para trás e fomos pelo terreno a baixo, passamos a mesma ribeira mas mais à frente, que no inverno possivelmente também se torna impossível de passar.