PR4 - Leiria - Nascentes do Lis

March 17, 2019
March 2019

near Fontes, Leiria (Portugal)

PR4 - Leiria - Nascentes do Lis
Neste percurso, promove-se a beleza natural da nascente do rio Lis, assumindo papel principal na identidade leiriense.

Este curso de água inspirou poetas e prosadores e até tema de uma lenda de um amor entre o Lis e o seu afluente Lena.

No local, existem várias exsurgências, onde, no inverno, a água proveniente da Serra
D’Aire acaba por brotar à superfície.

A nascente tem uma enorme variação sazonal, pelo que nos dias chuvosos podemos ver a água a brotar de uma forma violenta no que tradicionalmente se chama de Nascente, enquanto que no Verão o rio nasce apenas na vila, 0,5 km abaixo.

O espaço dota de uma rica flora característica do maciço calcário Estremenho, pelo que outrora o local foi denominado Mata Real.

Ponto de partida: Junto à Igreja das Fontes

Distância: Aprox. 10km

Ponto de chegada: Junto à Igreja das Fontes

Tipo de percurso: Circular, de pequena rota, por caminhos florestais e asfalto

Pontos de Interesse: Nascente do Rio Lis – Pego e Grota e Maunça

Observações: Percurso não aconselhado a pessoas com mobilidade reduzida.

• Photo of Os Catataus
    Os Catataus May 14, 2023

Boa trilha para descontrair.