PR4 BCL - Trilho das Poças | Puddles Trail

Photo ofPR4 BCL - Trilho das Poças | Puddles Trail Photo ofPR4 BCL - Trilho das Poças | Puddles Trail Photo ofPR4 BCL - Trilho das Poças | Puddles Trail

June 14, 2021

near Creixomil, Braga (Portugal)

O percurso ”Trilho das Poças” é um traçado classificado como de pequena rota (PR), com cerca de 10,5 KM, de tipologia circular e de dificuldade “fácil”, caracterizado pela variedade de pontos de interesse de natureza paisagística e natural, que percorre maioritariamente o território da U.F. de Creixomil e Mariz, mas também uma pequena parte da U.F de Tamel Sta. Leocádia e Vilar do Monte.

O percurso tem uma forte componente ambiental e desenvolve-se numa das mais ricas áreas do concelho a nível de fauna e flora autóctones, sendo possível identificar, ao longo do percurso, manchas florestais repletas de carvalhos (Quercus faginea L.), castanheiros (Castanea sativa Miller) e principalmente espécies ripícolas como o salgueiro (Salix atrocinerea Brot.), o amieiro (Alnus glutinosa) e o freixo (Fraxinus angustifolia Vahl.), na bordadura dos cursos de água.

Os cogumelos são também uma constante nos meses de inverno, que mostram bem a riqueza deste percurso e fazem as delícias dos amantes de “Míscaros” , face à diversidade de espécies que despontam ao longo da rota.

A capela de Nossa Senhora do Rosário é o ponto de referência de princípio e do fim. A partir daqui, parte à descoberta de um percurso de elevada beleza, atravessando ribeiras de água límpida, pequenas levadas, pontelhas, moinhos recuperados, tal como, o Moinho do Meio ou mesmo a curiosa Azenha da Laranjeira que representam uma herança cultural de antanho. Ao longo do percurso, aprecie as inúmeras poças de rega que dão o nome ao percurso e que são uma curiosa forma do homem, na sua relação com a natureza, gerir a abundância de água que prolifera neste território. Cada poça tem uma significância e uma utilidade especifica, dependendo dos lugares e comunidades, ora de serventia, ora de rega, ou apenas de retenção de águas. Todo este vasto contexto patrimonial está compilado em cerca de 10,5 km de percurso, onde a mãe natureza domina e veste a sua melhor idumentária.

Uma pequena parte do percurso coincide ainda com o caminho de S. Bento, que segue em direção à freguesia de Mariz.

Em termos de fauna e avifauna, pode-se destacar a forte probabilidade do avistamento de raposas (Vulpes vulpes), de coelhos bravos (Oryctolagus cuniculus), da águia de-asa-redonda (Buteo buteo), da pega (Pica pica), da rola brava (Streptopelia turtur) do ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus), da codorniz (Coturnix coturnix), da gralha-preta (Corvus corone), do melro-comum (Turdus merula), do pintassilgo (Carduelis carduelis), da cobra-rateira (Malpolon monspessulanus), da rã-verde (Rana perezi), do sapo comum (Bufo bufo), da lesma preta (Arion Ater), da salamandra-de-fogo (Salamandra salamandra), entre outros.

Respeite a natureza, as gentes e os lugares. Descubra este percurso e surpreenda-se com tudo o que tem para lhe oferecer.

#DESCOBRIR BARCELOS

ENG -
“The Puddles Trail” is a trail classified as short distance footpath, with about 10,5 KM, circular type and low difficulty, characterized by the wide variety of points of interest in terms of landscape and nature, which runs through most of the territory of the parishes of Creixomil and Mariz and also Tamel Santa Leocádia and Vilar do Monte.

The trail has a strong environmental component and is one of the richest areas of the municipality in terms of native fauna and flora, along the trail is possible to identify forestpatches full of oaks (Quercus faginea L.) and chestnuts (Castanea sativa Miller), but this is mainly a riparian zone of willows (Salix atrocinerea Brot.), alders (Alnus glutinosa) and ash trees (Fraxinus angustifolia Vahl.), along the watercourses.

Mushrooms are also a constant during winter months, expressing the richness of this route and making the delights for “milk-caps” lovers, given the diversity of species offered along the trail.

Having in the chapel of Our Lady of Rosário the reference point of beginning and end, this is a beautiful trail that crosses streams of clear water, small “levadas” and small bridges, renovated water- mills, such as the Middle Mill or even the curious Mill of the Orange

Tree, elements that stand for a slowly vanishing cultural heritage. Worth of mention are also the countless puddles that give the name to the trail, and that are a curious way forman, in his relationship with nature, to manage the abundance of water outpouring in this territory. Each puddle has a specific significance and utility depending on its locationand communities, sometimes being used for irrigation, other times just to retainwater. All of this vast patrimonial context is compiled in 10,5 kilometers of trail, where mother nature prevails.

A small part of the trail that passes by the parish of Mariz that also coincides with the Way of S. Benedict.

In terms of fauna and birdlife, there is a strong probability of observing foxes (Vulpes-vulpes), wild rabbits (Oryctolagus cuniculus), round-winged eagles (Buteo buteo), magpies (Pica pica), hedgehogs (Erinaceus europaeus), quails (Coturnix coturnix), crow (Corvus corone), common blackbirds (Turdus merula), goldfinchs (Carduelis carduelis), snake- rats (Malpolon monspessulanus), green frogs (Rana perezi), common frogs (Bufo bufo), black slugs (Arion Ater), fire salamanders (Salamandra salamandra), among others.

Respect nature, people and places. Discover this trail and be amazed by all that it has to offer.

#DISCOVERBARCELOS

Poça de Trezufe

Poças da cachada e da Vessada

Os poços de Fonte Boa são bastante curiosos, nesta zona é possível sentir a frescura da flora e o som mais agudo de uma fauna no seu estado puro.

Este Moinho, designado de “Moinho do Meio”, está restaurado e tem uma ponte em madeira sobre o ribeiro que o faz trabalhar.

No Parque de Merendas de Pelandré pode-se descansar, comer qualquer lanche volante, apreciar o ar fresco junto da ribeira e ganhar forças para o resto do percurso. Ainda nesta zona encontra-se outro moinho, o Moinho de Pelandré, que está restaurado e pronto a trabalhar. Junto do curso de água existe também um lavadouro que está completamente renovado e que ainda é utilizado pelas gentes da aldeia.

Poças de Manelo

Poça de Cutorejo

A poça de Vale Espinhosa é um “oásis” em estado puro e muito bem conservado. Esta poça surge no meio da vegetação de onde desponta um habitat natural completamente diferente do visionado até agora. Um sistema de regadio surge numa das extremidades da poça transportando agua para os campos agrícolas mais próximos. Devido à sua frescura e arborização autóctone facilmente se cria um “microclima” propicio à proliferação de cogumelos nas épocas mais húmidas do ano.

Poça de água levada

Poça da Fonte

Poça das Grimas

Poça da Aldeia

A Capela de Nossa Senhora do Rosário tem uma inscrição no lado Norte com a data de 1873 e é uma construção bastante simples. Do lado sul da capela existe um cruzeiro e o cemitério paroquial datado de 1909.

• Photo of José Mano
    José Mano Jul 12, 2021

Percurso pedestre do qual se destacam as poças de regadio nas freguesias de Creixomil e Vilar do Monte, trilho muito bem marcado.

• Photo of luismgmiranda
    luismgmiranda Aug 9, 2021

Sem dúvida uma agradável surpresa.
    Fiquei surpreendido pela quantidade de poças da qual destaco da poça vale de espinhosa e os poços de fonte boa. Belos exemplos ainda da ruralidade bem vincado nesta zona.
    Trilho limpo e bem marcado.

• Photo of JaneCP
    JaneCP Oct 30, 2021

Beautiful ! Thank you ! We loved this trail and so well marked.

Percursos pedestres Barcelos Nov 9, 2021

Dear JaneAndErwin

We are glad you enjoyed this trail.
    We have more trails to follow on our page if you want to take a look!
    We hope to see you soon!

• Photo of LimaLima
    LimaLima Feb 2, 2022

Um trilho fenomenal, muito bem marcado, que nos levou à descoberta de património e natureza. Recomendo vivamente para uma caminhada descontraída!

• Photo of jcboliveira
    jcboliveira Jun 22, 2022

Trilho tecnicamente simples com um só ponto que requer mais algum cuidado, Muito bem marcado e as pontes sobre os ribeiros e levada foram uma boa surpresa. Tive a sorte de encontrar funcionários da junta que estavam a trabalhar no parque de merendas a quem agradeci o cuidado num trilho que sinceramente está muito bom.

Percursos pedestres Barcelos Jun 22, 2022

Caro Jcboliveira
    Agradecemos desde já o seu feedback e ficamos muito contentes por ter gostado e disfrutado deste trilho.
    Aproveitamos para deixar o link dos restantes trilhos da rede de percursos pedestres de Barcelos na eventualidade de querer realizar mais alguns.

Os mehores cumprimentos
    Divisão de Turismo do Município de Barcelos

• Photo of Diana Cachada
    Diana Cachada Jun 28, 2023

Trilho muito bem marcado. Necessita de alguma limpeza dos caminhos na parte inicial do percurso.
    Muitas felicitações ao município pela iniciativa para divulgação do nosso património!

• Photo of javbr70
    javbr70 Nov 12, 2023

Percurso bem marcado no entanto convem estar atento.
    Paisagens muito bonitas sempre com muita água por perto. Dificuldade baixa.

Percursos pedestres Barcelos Nov 13, 2023

Caro Javbr70
    Agradecemos o seu comentário e ficamos contentes por ter gostado deste percurso.
    Aproveitamos para informar que existem mais percursos marcados no território de Barcelos e podem ser consultados no seguinte link:
    Para mais informações também pode contactar o posto de turismo de Barcelos pelos meios habituais.