PR4 Arouca Cercanias da Freita

1998
September 28, 2019
September 2019

near Ameixieira, Aveiro (Portugal)

Este PR4 do concelho de Arouca, denominado "Cercanias da Freita", tem inicio oficial na povoação de Santa Maria do Monte, é um percurso circular com cerca de 11 km que percorre algumas povoações na encosta da Serra da Freita.
Nós decidimos iniciar junto à povoação ao pequeno povoado da Granja e seguimos no sentido contrário aos ponteiros do relógio em direção à aldeia de Povos, sempre a descer por caminhos florestais, rodeado de carvalhos e diversos castanheiros, torna esta parte do percurso bastante agradável e com muita sombra, o percurso não chega a entrar em Povos, segue entre a floresta na direção à povoação de Forcada, aqui, e após passagem pelas ruas mais antigas desta aldeia, tomasse um caminho agrícola bastante antigo e chegasse rapidamente à povoação de Santa Maria do Monte, visitamos a Capela local no largo onde também se situa o painel informativo deste PR.
A partir daqui o percurso é sempre a subir, até à povoação da Ameixieira, lugar com construções antigas algumas bastante degradadas, daqui sobe-se por entre as ruas da aldeia, atravessamos a estrada e iniciamos um trilho de montanha bastante acentuado que nos leva até ao ponto mais alto deste percurso, junto a um depósito de água temos um bela panorâmica do vale de Arouca.
Agora já no alto entramos num estradão sem qualquer dificuldade que nos leva até aos viveiros da Granja, local de rara beleza, com as suas árvores e onde se situa a antiga casa florestal.
O caminho desce agora em direção à aldeia de Chão de Espinho, embora o PR não passe neste pequeno povoado, nós fizemos um pequeno desvio para visitar esta aldeia tipica de montanha, com uma ou duas casas habitadas, após visita regressamos entramos na estrada em alcatrão já bem perto do local onde iniciamos este percurso.
O percurso é fácil, no entanto, a subida da povoação de Santa Maria do Monte até aos viveiros da Granja pode ser complicada para aqueles menos habituados a este tipo de PR.

• Photo of Juzantos
    Juzantos Feb 7, 2022

FACIL

• Photo of João Oliveira Sousa
    João Oliveira Sousa Oct 10, 2022

Percurso interessante, sobretudo na época outonal.