Activity

PR4 ACB - Trilho da Vestiaria

Download

Trail photos

Photo ofPR4 ACB - Trilho da Vestiaria Photo ofPR4 ACB - Trilho da Vestiaria Photo ofPR4 ACB - Trilho da Vestiaria

Author

Trail stats

Distance
4.67 mi
Elevation gain
623 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
623 ft
Max elevation
764 ft
TrailRank 
46 4.7
Min elevation
157 ft
Trail type
Loop
Time
one hour 54 minutes
Coordinates
984
Uploaded
January 2, 2022
Recorded
January 2022
  • Rating

  •   4.7 2 Reviews
Be the first to clap
2 comments
Share

near Vestiaria, Leiria (Portugal)

Viewed 261 times, downloaded 20 times

Trail photos

Photo ofPR4 ACB - Trilho da Vestiaria Photo ofPR4 ACB - Trilho da Vestiaria Photo ofPR4 ACB - Trilho da Vestiaria

Itinerary description

Em tempo chuvoso tem um troço com grande desnível a descer, que se torna difícil com a lama.

O PR4 Trilho da Vestiaria é um percurso circular com início e fim na Vestiaria, junto ao edifício da Delegação da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e foi marcado por esta entidade.

O início do percurso percorre a zona rural no sentido oeste, atravessando a localidade. Vai passar junto do Cruzeiro e da Capela de Santo António, começando a partir deste ponto a encaminhar-se para norte, e passando por campos de cultivo de produção local e olivais.
Posteriormente, começa a vegetação a ficar mais densa, entrando na zona de pinhal que vai descendo gradualmente e que o leva a uma estrada ao longo de campos de produção de fruta. Chegando desta forma às termas da Piedade, onde vai desde logo ver a capela das termas e o edifício principal do hotel e das termas. Este é um excelente local para descansar antes de dar início à subida.
Ao deixar para trás as Termas da Piedade, o percurso segue pela estrada asfaltada por alguns metros, seguindo depois por um caminho de terra batida à direita e vai cruzar a Ribeira da Vestiaria. Nesse local, o percurso encaminha-o a subir por um trilho, que o leva a uma planície com campos de cultivo de um dos lados e zona florestal do outro, com magníficas vistas para a Serra de Aire e Candeeiros.
Descendo ligeiramente e voltando a subir gradualmente, o percurso encaminha-o para a zona a Este da Vestiaria. Entrando na zona rural, vai passar junto do parque de merendas, e posteriormente, entra na estrada principal da Vestiaria que o leva a passar junto da Igreja Matriz da Vestiaria, terminando o percurso poucos metros mais à frente no local de início/fim.

PONTOS DE INTERESSE

A Vestiaria deve a sua existência à determinação do Abade Comendatário do Mosteiro, D. Jorge de Melo, que não aceitando de bom grado a invasão da cerca da Abadia por gente que se abrigava nos seus muros, protegida pelo direito de couto, pediu a D. Manuel I a transferência desse direito para a colina fronteira ao Mosteiro. Foi, assim, fundada a vila de S. Bernardo e, desde logo, o rei autorizou a construção da igreja de Nossa Senhora da Ajuda. Porém, o direito de Couto nunca foi consumado e à pequena povoação que crescia à volta da igreja, foi dado o nome de Vila de S. Bernardo e, só mais tarde se passou a chamar Vestiaria. Hoje é uma povoação do concelho de Alcobaça constituída pelos lugares de Aliceira, Termas da Piedade, Matos, Lugar do Calhas, Casais da Vestiaria e Vestiaria.

PATRIMÓNIO EDIFICADO

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Classificada com o estatuto de Monumento Nacional, foi fundada por D. Manuel por volta de 1506 para servir a população. É conhecida pelo esplêndido portal manuelino que adorna a sua fachada exterior. O interior, de uma só nave coberta de madeira possui um arco triunfal que dá acesso à capela-mor fechada por uma abóbada de nervuras.
Acerca da padroeira, conta-se uma lenda: “um grupo de monges fugindo à peste que vitimara quase todos os irmãos do Mosteiro de S. Julião, junto à Serra da Pescaria, demandaram abrigo no Mosteiro de Alcobaça.
Porém, enfraquecidos como estavam, tiveram de parar num sítio alto que lhes pareceu próprio para restaurarem as forças. Reconhecendo, entretanto, que a morte estava próxima, esconderam a sagrada imagem da Virgem que guardavam, no local onde hoje se ergue a igreja. Descoberta aquando da sua construção, logo nasceu à sua volta a veneração pela santa que veio dar o nome e ser padroeira do monumento.”

Termas da Piedade
É no sopé da Serra da Vestiaria que se encontram as Termas da Piedade, umas termas antigas, mas ainda hoje em funcionamento.
O seu nome deve-se ao facto de, em tempos, ter existido no mesmo local, uma capela dedicada à Senhora da Piedade. Estas termas, muito procuradas pelas suas famosas águas “de cura” terão sido exploradas desde tempos imemoriais.

Capela de Santo António da Vestiaria
Construída em 1798, a Capela de Santo António da Vestiaria foi edificada no local onde anteriormente existia uma ermida muito antiga dedicada, também ela, a Santo António. Dizem os locais que esta capela foi oferecida pelos da Quinta de Santa Marta, na esperança de que os populares deixassem de ir à missa dentro da sua propriedade, como acontecia até à data.

Comments  (2)

  • Ricardo Borges 5 Sep 25, 2022

    I have followed this trail  verified  View more

    De dificuldade apenas tem uma descida acentuada com umas escadas um pouco danificadas.
    Cenários bonitos.

  • Photo of MBruno77
    MBruno77 Aug 7, 2023

    I have followed this trail  View more

    Trilhos espetaculares completando com o excelente serviço das Termas da Piedade.

You can or this trail