PR4-Abraço - Santo Tirso

August 17, 2019
August 2019

near Arco, Porto (Portugal)

O percurso PR4 - Abraço faz parte da Rede Municipal de Percursos Pedestres de Santo Tirso. No site oficial pode-se encontrar um folheto informativo em formato PDF para descarregar, assim como o ficheiro GPX do percurso.

O percurso foi recentemente remarcado pelo Município de Santo Tirso pelo que, à data, não existe dificuldade em seguir as indicações.

O início do nosso percurso apresenta-se numa localização diferente do ponto do partida do mapa oficial, portanto a parte inicial e a final teve de ser adaptada. Ao fim de semana, em princípio, não haverá problemas de estacionamento (apenas se houver algum evento a decorrer), mas à semana poderá não ser muito fácil.

A partida e chegada deste percurso situa-se junto ao parque de estacionamento da Câmara Municipal de Santo Tirso, tomando as escadas da Quelha da Pêssega em direção à Fonte da Maria Velha, na Rua do Tapado. Segue o percurso até à Lomba onde bifurca para S. João do Carvalhinho e Nossa Senhora da Assunção.

Decidindo por S. João do Carvalhinho, passa no lugar da Enfermaria, na direção de Burgães, chegando à Capela de S. João do Carvalhinho que se situa no cimo do monte com o mesmo nome. Nesta parte do trilho tem a oportunidade de observar as quintas do “Campo do Linho”; da “Cerdeira”, do “Gil; e várias Alminhas, nichos de uma religiosidade tradicional, que representam uma promessa e homenagem realizadas pela alma de alguém.

A Capela de S. João do Carvalhinho, cujo orago é S. João, encontra-se localizada num antigo castro romanizado, desfrutando-se de uma bela vista panorâmica do Vale do Ave, permitindo uma observação da cidade de Santo Tirso e do Parque Urbano Sara Moreira.
O percurso segue em direção a Santa Cruz onde se encontra a Capela com o mesmo nome. Esta construção setecentista possui duas belas imagens representando Nossa Senhora e S. João. Junto a esta encontra-se um belo fontanário, onde se encontra esculpida uma cabeça humana por onde brota a água.

Segue então para Nossa Senhora da Assunção tendo acesso pela Sala de Visitas, já na Mata do respetivo Monte, onde pode apreciar uma vegetação deslumbrante e espaço de lazer.

Basílica de Nossa Senhora da Assunção, do início do século XX, foi concebida pelo arquiteto Ernesto Korrodi sob a inspiração romano-gótica com alguns laivos de neo-romantismo. De planta em cruz grega, a sua soberba construção faz lembrar as monumentais basílicas orientais. Encontra-se localizada em lugar de ampla visibilidade no Monte da Assunção. Tutela do alto do monte a cidade de Santo Tirso.

Daqui desce em direção a Santo Tirso, passando pelo Lugar de Abelha e Lomba, encontrando o percurso na bifurcação que anteriormente nos obrigou a decidir pelo sentido do percurso a tomar.

Santo Tirso situa-se na margem esquerda do Rio Ave, a história desta freguesia prende-se com o Mosteiro Beneditino, cuja fundação remonta do séc. X, hoje classificado Monumento Nacional. A igreja é obra do Séc. XVII, e o autor do seu projeto foi Frei João Turriano. A galeria das antigas hospedarias do Mosteiro é posterior (século XVIII) e nela se encontra hoje o Museu Municipal Abade Pedrosa. Contígua a este encontra-se a sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, obra de co-autoria dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. A parte antiga do Mosteiro, onde se encontra instalada a Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, é também digna de visita. São também motivos de visita os jardins públicos da Praça 25 de Abril, Parque D.ª Maria II, Carvalhais, onde se encontram implantadas um conjunto de obras de escultura contemporânea, constituindo-se num Museu Internacional de Esculturas ao Ar Livre.

Pontos de Interesse: Santo Tirso; Burgães; Capela de S. João do Carvalhinho; Capela de Santa Cruz; Basílica de Nossa Senhora da Assunção.

Sala de visitas

• Photo of A Trilheira Caminhante
    A Trilheira Caminhante Jul 6, 2020

Uma trilha de fácil acesso, bem marcada.
    Para mim foi fácil, uma vez que estou habituada a caminhar em trilhos ditos "mais duros".
    Vale a pena fazer!

• Photo of A Trilheira Caminhante
    A Trilheira Caminhante Jul 8, 2020

Uma trilha de fácil acesso, bem marcada.