Activity

PR39 São Miguel - Quatro Fábricas da Luz

Download

Trail photos

Photo ofPR39 São Miguel - Quatro Fábricas da Luz Photo ofPR39 São Miguel - Quatro Fábricas da Luz Photo ofPR39 São Miguel - Quatro Fábricas da Luz

Author

Trail stats

Distance
1.2 mi
Elevation gain
33 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
545 ft
Max elevation
663 ft
TrailRank 
44
Min elevation
165 ft
Trail type
One Way
Time
one hour 59 minutes
Coordinates
103
Uploaded
May 14, 2024
Recorded
October 2021
Be the first to clap
Share

near Clemente da Costa, Açores (Portugal)

Viewed 10 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofPR39 São Miguel - Quatro Fábricas da Luz Photo ofPR39 São Miguel - Quatro Fábricas da Luz Photo ofPR39 São Miguel - Quatro Fábricas da Luz

Itinerary description

Caminhada feita com a mana e a Farrusca, num trilho que me deixava curioso pela sua curta extensão, mas com vários pontos de grande importância histórica na industrialização da ilha no final do séc. XIX e início do séc. XX, retratando o início da produção e distribuição de energia elétrica, através de fontes renováveis.
E não defraudou as expectativas. Desconhecia a história ímpar da produção elétrica com recurso à água desta ribeira, e fiquei impressionado com o esforço e os recursos que aqui foram aplicados para que parte da ilha tivesse eletricidade.
O trilho em si é mais um postal da ilha, com a omnipresente flora da Macaronésia, a humidade típica destes vales fechados e os caminhos pedestres de grande declive e sujeitos à erosão.
Todo o trilho está bem marcado, começando junto ao parque de estacionamento dos escuteiros e passando pouco depois pelo depósito de água que alimentava uma das fábricas de produção elétrica e que hoje é usado para alimentar a central hídrica da Ribeira da Praia.
Descendo desse ponto por um percurso sinuoso, chega-se à antiga Fábrica da Praia, um local onde nos demorámos imenso tempo a tirar fotos e a explorar. É um local que nos transporta para um outro tempo e nos faz imaginar como seriam as vidas das gentes que aqui labutaram num local tão inóspito.
O trilho continua a descer daí, sempre com um percurso sinuoso e com vários degraus de madeira ou improvisados pelos caminhantes, num terreno que não é claramente para todos, já que é preciso algum esforço e cuidado para vencer alguns dos desníveis. Por esse motivo, atribuo o nível de moderado a esta pequena rota linear.
A Fábrica da Vila não é tão imponente, dando a entender que tinha menos relevo e tamanho, mas ainda rende umas boas fotos, com a cascata ali mesmo ao lado.
Deste ponto para baixo, o desnível começa a reduzir-se gradualmente, até passarmos sob o viaduto da via rápida e chegarmos a uma área de algum cultivo, com terrenos do lado direito da ribeira. Pouco depois do viaduto, chega-se à Cascata do Segredo. que não levava muita água, mas que cria sempre um ambiente fotogénico e de grande beleza, com o canal de irrigação mesmo ao lado. Um pouco mais abaixo, existe ainda o chamado Poço dos 30 Reis, também muito bonito, e onde é possível tomar banho.
A caminhada terminou pouco depois, mas ainda tivemos oportunidade de visitar o Museu da Central Hidroelétrica, onde tivemos direito a uma visita guiada pelo seu simpático anfitrião.
Uma caminhada que vale muito a pena, não só pela sua beleza natural, mas por todo o seu contexto histórico, mas que requer alguns cuidados, principalmente com tempo húmido e terreno molhado.

Para mais informações, consultar o folheto oficial:
https://trails.visitazores.com/sites/default/files/pr_39_smi_-_quatro_fabricas_da_luz_0.pdf


Caminhada realizada dia 5 de outubro de 2021

Dificuldade [★★☆☆☆]
Beleza cénica [★★★☆☆]
Satisfação final [★★★☆☆]

Waypoints

PictographWaterfall Altitude 328 ft
Photo ofCascata do Segredo Photo ofCascata do Segredo Photo ofCascata do Segredo

Cascata do Segredo

Local onde pode desfrutar de um mergulho na Cascata do Segredo, à esquerda, ou optar pelo Poço dos 30 Reis, à direita.

PictographRuins Altitude 587 ft
Photo ofFábrica da Cidade Photo ofFábrica da Cidade Photo ofFábrica da Cidade

Fábrica da Cidade

Fábrica da Cidade, local composto por dois edifícios em ruínas contíguos à ribeira.

PictographRuins Altitude 456 ft
Photo ofFábrica da Vila Photo ofFábrica da Vila Photo ofFábrica da Vila

Fábrica da Vila

Ruínas da Fábrica da Vila (1899/1900 – 1972), a mais antiga das quatro fábricas.

PictographMuseum Altitude 177 ft
Photo ofMuseu Fábrica da Praia Photo ofMuseu Fábrica da Praia Photo ofMuseu Fábrica da Praia

Museu Fábrica da Praia

PictographLake Altitude 623 ft
Photo ofReservatório Photo ofReservatório Photo ofReservatório

Reservatório

Reservatório de água alimentado por levada, que alimentava a Fábrica da Cidade.

Comments

    You can or this trail