PR3 - Vereda do Pastor e PR3.1

May 24, 2020
May 2020

near Gestoso, Viseu (Portugal)

Começámos em Covo, lá em cima, quase no topo, e foi sempre a descer, por entre paisagens fantásticas nesta vertente da Serra da Freita.
Chegamos a Agualva e passamos por entre este pequeno povoado. Segue-se mais uma descida atá à aldeia de Lomba.
Lomba acabou por se revelar uma aldeia muito interessante, com muitos espigueiros em volta da capela. Aqui houve oportunidade de descer um pouco até à cascata das porqueiras, que vale bem a pena mais esta descida até à ribeira.
Ainda há um pouco mais a descer, até que chegamos novamente à ribeira, agora mais abaixo, e aqui começa o suplicio, é sempre a subir, em escadaria por entre os socalcos abandonados. A paisagem é muito agradável, quase sempre com sombra, mas é muito exigente esta parte do percurso.
Depois, chegando novamente a Lomba é necessário subir pela montanha, por pequenos carreiros. Ainda existem mais de 400m de desnível a superar, mas fazem-se muito bem quase até ao final, onde temos mais uma subida que puxa por nós. Deste Lomba até Covo não existe qualquer sombra, pelo que é necessário ir bem preparado, com muita água.
Um dos melhores e mais exigentes percursos realizados.

Agualva

Cascata

Côvo

GC2095D

# 01 - PR 3 - Na Vereda do Pastor by AGonçalves

GC2096V

# 02 - PR 3 - Na Vereda do Pastor by AGonçalves, Traditional Cache (2/2)

GC2097Q

GC209C3

# 10 - PR 3 - Na Vereda do Pastor by AGonçalves

GC3BH4J

O Legado by Valente Cruz, Traditional Cache (2/4)

PictographCar park Altitude 0 ft

IN2095D

Lomba

PictographCar park Altitude 0 ft

PF3BH4J

Lugar de estacionamento recomendado.

Porqueiras

Ribeira de Agualva

• Photo of alexmlff
    alexmlff Sep 15, 2022

Excelente gravação e descrição do percurso, muito útil para quem não conhece a zona. Só acrescentar que agora o trilho necessita de alguma limpeza de vegetação, particularmente entre o Côvo e a Lomba, principalmente a partir da Agualva. Durante o Verão há que contar ainda com a presença constante de moscardos, aos quais nenhum repelente parece afectar, e que podem tornar a reallização do percurso um autêntico suplício.