PR3 TVD Rota das Lapas

February 10, 2018
February 2018

near Matacães, Lisboa (Portugal)

O PR3 Rota das Lapas é um trilho de um conjunto de doze, que a Câmara Municipal de Torres Vedras tem para nos oferecer, e que nos leva a verdadeiras relíquias escondidas pela zona oeste, e perdidas na historia do tempos...
Iniciamos este passeio na aldeia de Matacães, junto à Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, num lindo dia de inverno, mas bastante frio e ventoso, o que tornou a passagem aos pontos mais altos um pouco desconfortável... Optamos por fazer o troço mais longo, visto que existem duas derivações que encurtam o trajecto...
Matacães surpreende-nos pela beleza das suas ruas, ladeadas por casas seculares, e a simpatia das suas gentes... Passagem ao Marco do Reguengo, que ainda se mantém no local original, e que demarcava os limites das propriedades do rei, neste caso D. Afonso III... Depois, Fonte da Pipa, uma fonte que brota agua à mais de um século...
O trilho vai passando por algumas vinhas até chegar-mos à aldeia da Ribeira, onde a receber-nos temos a Capela da Nossa Sra. do Amparo... Daí, vamos subindo à Serra de S. Julião, onde o PR3 se vai encontrar com o PR6, e foi por isso que quando demos conta, estava-mos a seguir o trilho errado, o que nos levou a passar pelo meio da Serra de São Julião, em vez de subirmos ás eólicas... Fomos em busca do trilho certo, mas daqui até ao final, existem poucas marcações, e mesmo as resistentes, já acusando o desgaste do tempo (foto)... Com a ajuda de GPS, lá fomos até a Monte Redondo e a sua Igreja do Divino Espírito Santo, e Fonte Romana... Mais à frente, em Lapas Grandes vamos encontrar o verdadeiro tesouro deste trilho, a Casa da Quinta das Lapas... - «O palácio e jardins da Quinta das Lapas, na freguesia de Monte Redondo, constituem o conjunto mais notável no género existente na área do município.
Iniciado nos finais do século XVII pelo primeiro Marquês do Alegrete, D. Manuel Tales da Silva, o edifício possui exemplar equilíbrio de linhas, pelo que Júlio Vieira não teve dúvidas em o considerar "a mais linda vivenda solarenga deste con­celho" ...
De regresso a Matacães, ponto de inicio da nossa aventura, tivemos ainda tempo para passar pelo Santuário do Calvário, onde temos uma vista lindíssima sobre a aldeia, e de todo o vale que se desenrola à nossa frente...
Sem duvida, um Trilho muito interessante, surpreendente, que nos transporta a um outro tempo... Ao tempo em que Reis, Duques e Senhores passeavam por aqui, e faziam destas as suas terras...