PR3- Trilho das Cangostas

2088
September 1, 2018
September 2018

near Antas, Braga (Portugal)

PR3- Trilho das Cangostas
Trilho circular, bem marcado nos dois sentidos.
Alguns pontos de interesse que se encontram junto ao trilho, como o Moinho da Peneirada, a Mamoa de Agra de Antas, e a Cividade do Belinho, não estão sinalizados.
Grande parte do trajecto faz-se por caminhos de floresta, com boas sombras e bonitas paisagens.
Este trilho não tem pontos de apoio no seu percurso e tem apenas dois pontos de água, uma fonte próximo da Calçada da Oliveira, e outro no Parque de Merendas junto ao início/fim.

PORTAL DA QUINTA VELHA

A casa primitiva está muito descaracterizada e pouca relação tem, no presente, com a imponente portada que faceia o caminho. Ao contrário da casa, o portal principal conserva ainda toda a sua imponência e a cantaria lavrada mostra bem o poder económico dos seus construtores. Sobre ele está o brasão da família Sottomayor e uma bela imagem, em pedra, de N. Sª da Cabeça. Ao correr do muro e a decorar a sua parte superior destacam-se um bom conjunto de merlões e nos cantos, sobre as pilastras, pináculos de base quadrangular que terminam em esfera. O arco do portal, em volta inteira, remata com um fecho decorado em concha rococó, o que permite atribuir-lhe uma cronologia que ronda a segunda metade do século XVIII.

SOLAR DE BELINHO

Nos finais do século XVI, Manoel de Faria Mariz, senhor do Morgado d’ Agrela ao casar a sua filha Grácia de Faria com Paulo da Cunha Sottomayor dotava-a com o prazo que possuía em S. Paio de Antas. Assim nascia a Casa de Belinho que, desde então, tem permanecido na posse da família. Do antigo solar restam, no interior, alguns elementos arquitetónicos que remontam ao século XVI. O restante conjunto, principalmente o seu aspeto exterior, é obra relativamente recente. Do conjunto senhorial faz ainda parte a capela de N. Senhora do Rosário, sediada na aba baixa do monte da Cividade, que, independentemente do seu real valor arquitetónico, tem servido de panteão aos membros da família possuidora da Casa de Belinho.