PR3 Torres Vedras Rota das Lapas

June 1, 2016
May 2016

near Monte Redondo, Lisboa (Portugal)

pt
O PR3 de Torres Vedras é um percurso circular englobando duas derivações que possibilitam encurtá-lo. O trajecto que aqui apresento é o mais longo, e com desvios ao Santuário do Senhor do Calvário e à Fonte da Pipa. As marcações no terreno entre a Serra de S. Julião e a aldeia de Zurrigueira não estavam visíveis quando o percorremos, pelo que aconselho a segui-lo munido de gps.
Deixamos o carro estacionado perto da bonita igreja do Divino Espírito Santo, no Monte Redondo. Tivemos a sorte de encontrar uma senhora zelando pela igreja, que nos deu a conhecer algumas das imagens e pormenores de restauros no bem conservado monumento religioso. Reza a tradição que havia muito tempo não chovia, e a população fazia preces pedindo a intervenção divina para que viesse chuva e arredasse o espectro de um ano de fome e miséria. Quando a procissão do Senhor do Bonfim regressava à igreja, ainda não tinham acabado de entrar, caiu uma chuva torrencial.
Começamos a caminhar e pouco depois, na curiosa capela do Monte Redondo, viramos à direita para logo depois encontrar a capela de Santo António. Segundo a lenda, neste aprazível recanto costumava brincar o menino Fernando, filho dos marqueses de Penalva, antigos donos da rica Quinta das Lapas. Fernando terá morrido sem causa aparente neste local, o que deu origem à construção da capela.
Mais adiante fizemos um desvio para ir visitar o belo e antigo Santuário do Senhor do Calvário, empoleirado num agreste afloramento rochoso que encabeça uma pequena elevação de vertentes íngremes. Local que implora para que nos sentemos um pouco nos bancos improvisados na pedra, contemplando a vista aérea sobre Matacães, o nosso ponto de passagem seguinte. É terra de casas seculares a ambiente rural ainda espreitando aqui e ali, e o típico recanto da Fonte da Pipa, um pequeno desvio que nos permite ir ouvir os ecos das lavadeiras que por certo ainda há bem pouco enchiam o local com as suas conversas, cantigas e alegres risadas.
Depois segue-se uma longa extensão de percurso rara nesta região: sossego, silêncio, verde até ao horizonte, nem aldeias se divisam.
Passamos o alto da Serra de S. Julião, para depois subirmos ao parque eólico, o ponto mais alto do percurso. Daqui até Monte Redondo, passando pela Zurrigueira, a ruralidade volta a acompanhar-nos, tivemos oportunidade de falar com vários pastores, que aproveitavam o Domingo ensolarado para apascentar as suas cabras na riqueza oferecida por tão fria e húmida Primavera.
en
The PR3 Torres Vedras is a circular route including two branches that allow shorten it. The route presented here is the longest, with detours to the Lord of the Calvary shrine and to Fonte da Pipa. The markings on the ground between the Serra de São Julião and the village of Zurrigueira were not visible when we wlaked this route, so I advise you to follow it using an GPS.
We parked our car near the beautiful church of the Holy Spirit in Monte Redondo. We were lucky to find a lady looking after the church, which has told us about some of the images and restoration details of the well maintained religious monument. Tradition says that a long time ago there was no rain, and the population was praying for the divine intervention to put away the specter of a year of hunger and misery. When the Senhor do Bonfim procession returned to the church, had not just come in, dropped a generous downpour.
We started walking and soon after, at the curious chapel of Monte Redondo, we turn right to find soon after the St. Anthony's Chapel. According to legend, in this pleasant corner used to play the little Fernando, son of the Marquises of Penalva, former owners of the rich Quinta das Lapas. Fernando will have died without apparent cause in this place, which led to the construction of the chapel.
Later we made a detour to visit the beautiful and old Lord of the Calvary shrine, perched on a rocky outcrop over a steep hill. Local begging to sit in on a little makeshift benches in the stone, watching the aerial view over Matacães, our next waypoint. It is a land of secular houses, rural environment still lurking here and there, and the typical corner of Fonte da Pipa, a small detour that allows us to go and hear the echoes of the washerwomen that certainly very little ago filled the place with their conversations, songs and joyful laughter.
Then we followed a long stretch rare in this region: peace, quiet, green to the horizon, neither motorways or villages to envision.
We passes the top of Serra de S. Julião, then went up to the wind turbines farm, the highest point of the route. From here to Monte Redondo, through Zurrigueira, rurality was back to accompany us, we had the opportunity to talk to several sheperds who were enjoying the sunny Sunday to feed his goats in the richness offered by this so cold and wet spring.

x - x - x

PR10 Torres Vedras Rota da Água
PR11 Torres Vedras Rota do Morango
PR12 Torres Vedras Rota do Pão e do Barro

Localização dos percursos no mapa: