PR3 TBR - TRILHO DOS CURRAIS (VILA DO GERÊS)

Photo ofPR3 TBR - TRILHO DOS CURRAIS (VILA DO GERÊS) Photo ofPR3 TBR - TRILHO DOS CURRAIS (VILA DO GERÊS) Photo ofPR3 TBR - TRILHO DOS CURRAIS (VILA DO GERÊS)

June 28, 2021
June 2021

•   5 4 Reviews

near Geres, Braga (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

PR3 TBR - TRILHO DOS CURRAIS

Trilho inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Reserva Mundial da Biosfera, com inicio e fim na pitoresca Vila do Gerês, freguesia de Vilar da Veiga, do município de Terras de Bouro. O percurso está sinalizado com marcações a serem suficientes para a orientação no terreno. Segue maioritariamente por carreiros de pastores e percorre três currais: o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro, numa área de singular beleza natural da Serra do Gerês.

Inserido no âmbito Cultural e Paisagístico, o Trilho dos Currais proporciona um contacto direto com o espírito e tradições comunitárias locais, a partir da organização silvo-pastoril na forma de vezeira. Esta prática comunitária, peculiar da Serra do Gerês, decorre de maio a setembro, sendo o gado bovino da comunidade encaminhado pelos caminhos carreteiros até à serra alta, onde se situam os currais. Os vezeiros – proprietários do gado – acompanham durante dias ou semanas o gado consoante o número de cabeças que possuem, transportando os utensílios para a alimentação e estadia nas cabanas dos currais.

A manutenção destas estruturas comunitárias é assegurada anualmente. Todos os anos, previamente à subida do gado para a serra, no dia dos cubais, os proprietários limpam os caminhos carreteiros, arranjam as cabanas e as fontes.

DESCRIÇÃO DO TRILHO

Estacionamos o carro no Centro de Educação Ambiental, junto ao Parque de Campismo do Vidoeiro, mochilas às costas, seguimos em direção à Vila do Gerês, para pouco depois cortar à esquerda em direção ao Miradouro da Pedra Bela. Optamos por fazer o percurso no sentido anti-horário, seguindo o recomendado no flyer do percurso. Assim, percorremos a rua a meia encosta da Vila do Gerês, com magnificas vistas sobre as Termas do Gerês e restante casario.

A partir daqui começamos a ingreme subida à Pedra Bela que fica a 829 metros de altitude. Seguimos por caminho antigo ao longo de um denso bosque de teixo - é nas serras do Gerês e da Estrela que sobrevivem os últimos teixos de Portugal continental, as mais antigas árvores nativas da Europa - atravessamos a estrada, junto à Fonte do Curral do Gaio, e pouco depois estávamos no Miradouro Velho da Pedra Bela e daqui passamos ao Miradouro Novo da Pedra Bela, ambos com magnificas vistas para a serra e vale do Cávado. A Pedra Bela é um dos locais mais famosos do Gerês, e uma vez avistando a paisagem, percebe-se instintivamente o porquê. As montanhas, a vegetação própria desta serra, os rios que serpenteiam a serra, a confluência do Rio Cávado com o rio Caldo, a albufeira da Caniçada, ou a estonteante Portela do Homem… desde sempre encantou, dizendo os antigos, que foi a mão divina que aqui a colocou, como que uma peça num presépio, perfeita e imponente.

Aproveitamos o local para almoçar, numa das muitas mesas junto à Fonte da Pedra Bela. Depois do merecido descanso, seguimos o trilho, a partir deste local não tem qualquer dificuldade, vamos percorrer o planalto da serra com passagem pelos três currais. Seguimos por alguns metros a estrada alcatroada, fizemos um pequeno desvio para visitar o Posto de Vigia da Pedra Bela, uma Casa Florestal das mais bonitas que já vi, integra uma torre de vigia. O imóvel, todo em pedra, já apresenta um avançado estado de degradação, o que é de lamentar…

Pouco depois deixamos a estrada alcatroada, seguimos por um amplo caminho florestal até ao Curral da Espinheira, o percurso começa a rodar para norte, passamos por um Miradouro Natural com vistas para a Arrocela, Bicos Altos, Chã do Pinheiro e Roca Negra. Sem dificuldade chegamos ao Curral da Carvalha das Éguas, um extenso curral vedado onde se encontra o Abrigo da Carvalha das Éguas. Seguimos ao longo da vedação para norte, esta é uma região montanhosa, essencialmente granítica em cujas zonas de elevada altitude são visíveis os efeitos da última glaciação. Vales profundos e encaixados suportam uma densa rede hidrográfica que possibilita uma grande variedade de formas de vida e de vivências.

Entramos no último curral do percurso, o Curral da Lomba do Vidoeiro, pertença da comunidade de Vilar da Veiga. Integra um único Abrigo, muito pequeno, construído inteiramente em pedra, de estrutura em falsa cúpula. Está implantado num local de grande beleza, onde aproveitamos para descansar um pouco e observar os curiosos pormenores do abrigo: a cruz por cima da porta, a mesa construída com uma laje e pequenas pedras colocadas como bancos, uma espécie de armário de granito para guardar os pertences dos vezeiros.

Depois de visitar o último curral do percurso, seguimos serra abaixo por um amplo caminho florestal que atravessa um bosque de teixo e medronheiros. Ainda tivemos tempo para fazer um pequeno desvio para visitar a Queda de Água da ribeira antes de chegar ao Parque de Merendas do Vidoeiro. Pouco depois estávamos no Centro Educação Ambiental / Parque de campismo do Vidoeiro, ponto de inicio e fim deste trilho.

FICHA TÉCNICA
Realização: 27 junho de 2021
Percurso: Parque Campismo Vidoeiro - Vila do Gerês - Pedra Bela - Curral da Espinheira - Curral da Carvalha das Éguas - Curral da Lomba do Vidoeiro - Parque Campismo Vidoeiro
Distancia: 11,6 km
Duração: 4h57min
Tempo em movimento: 3h08min
Tempo parado: 1h49min
Movimento médio: 3,7km/h
Acumulado positivo: 672m
Acumulado negativo: 664m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

INICIO/FIM (PARQUE CAMPISMO VIDOEIRO)

VISTAS VILA DO GERÊS

CURRAL DA LOMBA DO VIDOEIRO

BOSQUE DE MEDRONHEIROS

QUEDA DE ÁGUA (RIBEIRA)

PARQUE DE MERENDAS VIDOEIRO (FONTE)

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Jul 13, 2021

Bonito trilho pelo Gerês. Recomendo!

Caminhantes Jul 14, 2021

Olá Picosalpinos

• Photo of Manuel RPereira
    Manuel RPereira Dec 29, 2021

Boas indicações e paisagem espetacular.

Caminhantes Dec 29, 2021

Olá Manuel RPereira!

• Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 20, 2022

Belo trilho. Exige alguma preparação física no inicio e no fim do percurso.
    A Lomba do Vidoeiro é um local fabuloso com um belo prado e uma cabana típica do Gerês.
    Os Miradouros da Pedra Bela permite panorâmicas fantásticas de todo o Vale do Gerês

Caminhantes Feb 20, 2022

Olá STrilhos!

• Alberto Fontes Jun 27, 2022

Na ultima vês que estive nessa zona fis apenas a Calcedónia e Pé de Cabril . Depois de ler e excelente descrição deste percurso , o Pr3 será o próximo. Gratidão à Equipa dos Caminhantes pelas belas partilhas .

Caminhantes Jun 27, 2022

Olá Alberto Fontes
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. O prazer também está na partilha.
    Saudações.

• Photo of Isabel Vara
    Isabel Vara Sep 3, 2023

Obrigada pela partilha, bonita trilha!!!