PR3 Sever do Vouga 'Rota das Laranjas'

Photo ofPR3 Sever do Vouga 'Rota das Laranjas' Photo ofPR3 Sever do Vouga 'Rota das Laranjas' Photo ofPR3 Sever do Vouga 'Rota das Laranjas'

July 1, 2018
July 2018

near Paradela, Aveiro (Portugal)

Percurso do concelho de Sever do Vouga bem junto ao Rio Vouga.
Como o percurso é circular, decidimos iniciar em Paradela, na ciclovia construída na antiga linha dos caminhos de ferro, optamos por realizar o percurso no sentido contrário dos ponteiros dos relógios, assim entramos na estrada em asfalto e sempre nesta estrada descemos até à ponte do Rio Vouga em Pessegueiro do Vouga, após passarmos a ponte saímos da estrada e à direita entramos num caminho ligeiramente a subir mas que rapidamente tivemos de sair do mesmo porque estava intransitável derivado a falta de limpeza, assim fizemos um desvio e fomos pela estrada de alcatrão. Esta parte do percurso percorre as ruas de Pessegueiro com passagem pela igreja matriz onde se encontra o painel identificativo do inicio do PR. Continuamos a subir pelas ruas da aldeia passamos no local do Calvário até chegarmos ao ponto mais alto no lugar da Santa Quitério onde se realizam as tradicionais Festas desta freguesia. A partir deste local o caminho faz-se em estrada florestal, onde predomina o eucalipto, até inciarmos uma descida bastante acentuada que nos leva até à ciclovia bem junto às margens do Rio Vouga. Agora é só percorrer a ciclovia com destaque para a ponte de São Tiago e pela passagem por dois túneis até ao local onde iniciamos o percurso.
De salientar que, nesta altura, as marcações são fracas e nota-se alguma falta de manutenção em algumas partes do trilho onde tivemos que fazer um desvio.
Quanto às dificuldades são muito poucas, principalmente se efetuarem o trilho no sentido que nós fizemos, se for ao contrário existe uma subida bem dura.