PR3 PTB - Trilho Românico de Bravães a São Martinho de Crasto

Photo ofPR3 PTB - Trilho Românico de Bravães a São Martinho de Crasto Photo ofPR3 PTB - Trilho Românico de Bravães a São Martinho de Crasto Photo ofPR3 PTB - Trilho Românico de Bravães a São Martinho de Crasto

June 24, 2022
June 2022

near Bravãis, Viana do Castelo (Portugal)

Este percurso liga os mosteiros românicos de Bravães e de S. Martinho de Castro - ambos fundados durante a Idade Média.
O ponto de partida deste percurso é a Igreja de Bravães que conjuntamente com a sua
torre sineira, é o único elemento visível do Mosteiro de Bravães – datado do início do século XIII, tendo albergado monges até ao século XV.
A singularidade deste Monumento encontra-se na riqueza da ornamentação esculpida no duro granito, destacando-se a entrada principal e os tímpanos dos pórticos laterais. Depois de atravessarmos a estrada, seguimos o percurso pelo lugar da Porta, por entre os campos de cultivo e o casario.
Acompanhando um pequeno riacho vamos, pouco a pouco, ganhando altitude por calçadas e carreteiros para, desta forma, vencermos os declives e chegarmos a uma pequena ermida, onde é venerada a imagem da N.ª Sr.ª da Pegadinha. Daqui pode-se apreciar a bela paisagem sobre o Vale do Lima, onde as povoações vão-se disseminando, moldando os solos e decorando o verde da paisagem, do cimo da montanha ao fundo do vale.
Iniciamos, então, a descida para alcançarmos o Mosteiro de S. Martinho de Crasto,
erguido no século XII. Depois de visitarmos este exemplar do património arquitetónico
românico, retomamos o caminho de regresso, o qual nos conduzirá até à Ermida
da N.ª Sr.ª da Pegadinha para em seguida cruzarmos a pequena Chã da Pegadinha.
Novamente na estrada, cruzamo-la para descermos suavemente por um caminho que nos levará a Bruzende e posteriormente à Quinta da Cheira onde Tomás de Figueiredo
escreveu “A Toca do Lobo”.
Tomando o caminho florestal alcançamos o lugar de Ermeiro e por entre carreiros a Quinta do Morgado da Roda, para seguirmos um antigo itinerário - o “Caminho da
Missa” - que conduzia os fiéis religiosos à velha Igreja de Bravães. Este caminho acaba
por desembocar na EN 203, uns metros acima do ponto onde teve início este percurso.

retirado de: https://www.cmpb.pt/pdf/cultura/2017/cmpb_bravaes_2017.pdf

Alminhas4

Antiga Escola Primária de Bravães

Calvário

Calçada

Calçada1

Calçada2

Photo ofCapela da Nossa Senhora da Pegadinha Photo ofCapela da Nossa Senhora da Pegadinha Photo ofCapela da Nossa Senhora da Pegadinha

Capela da Nossa Senhora da Pegadinha

Fonte5

Fonte6

PictographFountain Altitude 0 ft

Photo ofIgreja Românica de Bravães (Mosteiro de São Salvador de Brav... Photo ofIgreja Românica de Bravães (Mosteiro de São Salvador de Brav... Photo ofIgreja Românica de Bravães (Mosteiro de São Salvador de Brav...

Igreja Românica de Bravães (Mosteiro de São Salvador de Brav...

Início de calçada2

Moinho (ruinas)2

Mosteiro de São Martinho de Crasto

Pedra da Pegadinha

Quinta do Morgado da Roda (Turismo Rural)