Activity

PR3 PRD - Trilho Ribeira de Santa Comba

Download

Trail photos

Photo ofPR3 PRD - Trilho Ribeira de Santa Comba Photo ofPR3 PRD - Trilho Ribeira de Santa Comba Photo ofPR3 PRD - Trilho Ribeira de Santa Comba

Author

Trail stats

Distance
4 mi
Elevation gain
525 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
525 ft
Max elevation
876 ft
TrailRank 
51 3.8
Min elevation
472 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 45 minutes
Time
2 hours 10 minutes
Coordinates
1159
Uploaded
June 18, 2022
Recorded
June 2022
  • Rating

  •   3.8 2 Reviews
Share

near Santa Comba, Porto (Portugal)

Viewed 187 times, downloaded 10 times

Trail photos

Photo ofPR3 PRD - Trilho Ribeira de Santa Comba Photo ofPR3 PRD - Trilho Ribeira de Santa Comba Photo ofPR3 PRD - Trilho Ribeira de Santa Comba

Itinerary description

Um pequeno trilho circular tem início na aldeia de Santa Comba e faz parte do conjunto de trilhos do Parque das Serras do Porto.

Sobreira é uma freguesia portuguesa do município de Paredes, com 21,02 km² de área e 4 300 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 204,6 hab./km².

A sede da freguesia, a povoação homónima de Sobreira, foi elevada à categoria de vila em 1 de julho de 2003.

Sendo uma freguesia do sul do concelho de Paredes, confronta a norte com a freguesia de Parada de Todeia e a oeste com as freguesias de Recarei e de Aguiar de Sousa; a sul é limitada pelas freguesias de Melres (Gondomar) e Rio Mau (Penafiel) e a este pelas freguesias de Lagares e Fonte Arcada (ambas de Penafiel).

A Sobreira é servida pela estação de Recarei-Sobreira da linha ferroviária do Douro. Os acessos rodoviários são a EN 319–2 e o acesso à auto-estrada A4 é feito pelo nó de Baltar/Parada de Todeia.

No seu todo é um trilho bastante simples, sem grandes pontos de interesse além das ruínas do Complexo Mineiro das Banjas e algumas vistas sobre as áreas de montanha.

O percurso encontrava-se bem assinalado, notando-se que algumas indicações foram deitadas abaixo. De qualquer forma, há que estar atento aos sinais que podem estar, por vezes, mais escondidos. Em último caso poderá munir-se sempre do percurso em GPS.

Waypoints

Photo ofPainel Informativo

Painel Informativo

Painel informativo sobre o trilho e demais indicações de interesse.

PictographReligious site Altitude 545 ft
Photo ofCapela de Santa Comba Photo ofCapela de Santa Comba

Capela de Santa Comba

Diz-nos o Dr. José do Barreiro na sua Monografia de Paredes: “A capela chama-se de Santa Comba, como podia chamar-se de S. José ou de Santo António, e é pena não se saber a história dela, se é que ela tem história.” Ao contrário de o que sugere este ilustre investigador, não há nenhum centro de culto religioso que não tenha a sua própria história. Mais pobre ou mais rica, mais antiga ou mais recente, com maior ou menor grau de importância (passe a complexidade da afirmação), tudo tem a sua história. E este lugar e esta capela também não fogem à regra. A dificuldade aqui reside na falta de estudos sistemáticos aprofundados e de levantamentos feitos localmente, que permitam um desenho claro acerca do passado da comunidade e da infraestrutura religiosa que a congregou durante séculos. Desde as aras romanas que conserva no seu interior, passando pelas imagens que possui nos altares, até à torre construída em 1983 por um benemérito – Custódio Lino de Azeredo Lobo -, tudo faz parte da história desta capela. Apresenta configuração arquitetónica recente, havendo na fachada um painel de azulejos onde se poder ler que “foi demolida e reconstruida em 1965”. A população do lugar zela cuidadosamente por este centro de culto, e celebra a festa em honra da padroeira no penúltimo domingo de Julho. Texto: I. R. Silva (2010/2011)

PictographBridge Altitude 479 ft
Photo ofPonte

Ponte

Ponte sobre a Ribeira de Santa Comba

PictographPanorama Altitude 564 ft
Photo ofLugar das Peias

Lugar das Peias

Local com uma boa panorâmica.

PictographPanorama Altitude 679 ft
Photo ofVista Montanhas

Vista Montanhas

Local com uma boa panorâmica do Vale do Sousa

PictographPanorama Altitude 860 ft
Photo ofVista Montanhas 2

Vista Montanhas 2

Local com boa panorâmica do Vale do Sousa

PictographRiver Altitude 554 ft
Photo ofRibeiro

Ribeiro

PictographBridge Altitude 636 ft
Photo ofRibeiro das Banjas Photo ofRibeiro das Banjas

Ribeiro das Banjas

Ponte sobre o Ribeiro das Banjas

PictographRuins Altitude 614 ft
Photo ofRuinas do Complexo Mineiro das Banjas - 1

Ruinas do Complexo Mineiro das Banjas - 1

Na margem direita da ribeira de Santa Comba existe um conjunto de estruturas em ruínas relacionadas com a gestão e tratamento do minério, designadamente, instalações dos escritórios, residências, fornos e tanques de lavagem cujo auge de laboração terá sido nas primeiras décadas do século XX.

PictographRuins Altitude 610 ft
Photo ofRuinas do Complexo Mineiro das Banjas - 2 Photo ofRuinas do Complexo Mineiro das Banjas - 2 Photo ofRuinas do Complexo Mineiro das Banjas - 2

Ruinas do Complexo Mineiro das Banjas - 2

O Couto Mineiro das Banjas, situado no lugar de Santa Comba, da freguesia da Sobreira, e concelho de Paredes, constitui um local que reveste grande interesse histórico e cultural, uma vez que reveste um misto de mineração de ouro romana, prosseguida mais modernamente para a exploração de ouro e de antimónio. Para apoio desta última actividade, foram construídos diversos edifícios de xisto, rocha local, cujas características, sob o ponto de vista de execução de alvenarias, constituem bons exemplos da tecnologia de uso deste material, o que torna aconselhável a sua visita aos estudantes das áreas da construção civil, como a Arquitectura e a Engenharia Civil. Igualmente, as características geológicas locais e a forma de aproveitamento dos materiais pétreos, não deixam de aconselhar a sua visita por estudantes destas especialidades.

PictographRiver Altitude 535 ft
Photo ofRibeira de Santa Comba Photo ofRibeira de Santa Comba

Ribeira de Santa Comba

Ribeira e Ponte

PictographPanorama Altitude 561 ft
Photo ofVista Montanha 3

Vista Montanha 3

Local com boa panorâmica sobre a Serra das Banjas

Comments  (3)

  • Photo of Félix Barbosa
    Félix Barbosa Sep 11, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    Na minha opinião ficava enriquecido com o prolongamento até às minas das Banjas, antes de descer a encosta para atravessar a Ribeira pela ponte.

  • Photo of Trilhos e Caminhos
    Trilhos e Caminhos Sep 12, 2023

    Olá Félix Barbosa, obrigado pelo seu comentário, a ida até às minas seria de facto uma boa adição e que merece uma visita, que, inclusive já fiz no passado mas sem registar nesta plataforma, no entanto, desta vez a proposta era mesmo de seguir o circuito proposto no PR3 daí não estar incluído. Talvez repita e coloque por aqui. Cumprimentos e boas caminhadas.

  • Photo of The Traveller 2020
    The Traveller 2020 Oct 12, 2023

    I have followed this trail  View more

    Belo trilho que acompanha a Ribeira de santa Comba, com passagem pelas desativadas minas das Banjas.
    Um pouco exigente com o calor, mas que vale bem a pena.

You can or this trail