Activity

PR3 PNF - Trilho das Mós

Download

Trail photos

Photo ofPR3 PNF - Trilho das Mós Photo ofPR3 PNF - Trilho das Mós Photo ofPR3 PNF - Trilho das Mós

Author

Trail stats

Distance
1.17 mi
Elevation gain
144 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
144 ft
Max elevation
1,332 ft
TrailRank 
34
Min elevation
1,197 ft
Trail type
Loop
Moving time
24 minutes
Time
one hour 47 minutes
Coordinates
304
Uploaded
December 8, 2022
Recorded
December 2022
Be the first to clap
Share

near Carbuelo, Porto (Portugal)

Viewed 59 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo ofPR3 PNF - Trilho das Mós Photo ofPR3 PNF - Trilho das Mós Photo ofPR3 PNF - Trilho das Mós

Itinerary description

Pequeno trilho circular que pode ser feito em qualquer altura do ano. Aconselha-se a utilização de calçado com boa aderência. Um trilho bem marcado e bem preservado.

Por favor, não danifique nem leve nada daquilo que encontrar, mantenha o local como o encontrou e se puder deixe até melhor.

Nota-se que houve um esforço da comunidade local por manter este sitio bem apresentado e bonito para todos os que visitam. Vamos respeitar.

Inserida no vale do rio Mau, Cabroelo é uma aldeia rural preservada em torno da qual desponta a paisagem verde da serra da Boneca. É obrigatório passear a pé nesta suave encosta e apreciar os seus contornos verdes. Na aldeia, as construções utilizam essencialmente o granito, sendo as suas eiras em xisto e os pequenos espigueiros de madeira. Suba até à Capela de São Mateus, templo do povo, reconstruido em 1872, com um curioso altar de talha barroca que, do alto, vigia a aldeia pertencente à freguesia da Capela, concelho de Penafiel. Logo abaixo, vários estradões conduzem os visitantes ao casario popular, pode optar por diferentes caminhos que conduzem até às casas e que vale a pena percorrer, em passeio, ou durante a festa que celebra o padroeiro, no mês setembro. A celebração religiosa herdada do passado é anunciada pelo erguer de um alto mastro decorado com vegetais!

A população de Cabroelo dedica-se fundamentalmente à agricultura, o que se verifica pelos campos cultivados.

Ao longo de todo o caminho temos pedras de xisto com pequenos textos em forma de poemas, rimas, contos ou relatos de como era e é a vida na aldeia. Aconselho a sua leitura.

Será sempre de bom tom cumprimentarem os habitantes locais, alguns deles terão sempre a curiosidade e vontade de falar com quem caminha e serão simpáticos.

Boas caminhadas.

Waypoints

PictographInformation point Altitude 1,309 ft
Photo ofInício Photo ofInício

Início

Zona de início e fim do percurso. Dispõe de painel informativo acerca do trilho.

PictographInformation point Altitude 1,281 ft
Photo ofEntrada em Cabroelo

Entrada em Cabroelo

Placa que informa a entrada na aldeia de Cabroelo

PictographMuseum Altitude 1,252 ft
Photo ofMoinhos de Cabroelo Photo ofMoinhos de Cabroelo

Moinhos de Cabroelo

Núcleo molinológico de Cabroelo, uma espécie de museu ao ar livre. Um espaço com o edificado que corre ao longo do Rio Mau

PictographMonument Altitude 1,249 ft
Photo ofEngenho de Azeite

Engenho de Azeite

Um local onde era feito o processamento tradicional de transformação da azeitona até ao produto final que é o azeite. Trata-se de um local cujo objetivo passa por valorizar a terra e a agricultura do concelho, mantendo vivas as tradições, os usos e os costumes de antigamente.

PictographMonument Altitude 1,197 ft
Photo ofMoinhos de Cabroelo

Moinhos de Cabroelo

Exemplares requalificados que servem de testemunho para os costumes e práticas do antigamente e da importância que tinham para as comunidades.

PictographBridge Altitude 1,278 ft
Photo ofPonte Moinhos Photo ofPonte Moinhos

Ponte Moinhos

PictographBridge Altitude 1,308 ft
Photo ofPonte Lagoa Photo ofPonte Lagoa Photo ofPonte Lagoa

Ponte Lagoa

Um local idílico para contemplação. Aproveite para relaxar um pouco e ouvir os sons que o rodeiam.

PictographBridge Altitude 1,271 ft
Photo ofPonte Photo ofPonte

Ponte

Sem ter a certeza absoluta, creio que todo este percurso junto aos moinhos de Cabroelo é percorrido pelo ribeiro de seu nome rio Mau, um curso de água que nascendo no Alto do Loureiro, segue o seu percurso até desaguar no rio Douro na freguesia de Rio Mau.

PictographWaypoint Altitude 1,287 ft
Photo ofSitio dos Namorados Photo ofSitio dos Namorados

Sitio dos Namorados

Um pequeno caminho rural leva-nos a este local, na pedra de xisto podemos ver inscrito que este era o sítio preferido por moços e moças para namorarem e fazerem os seus votos. Também podemos ver um canal que levava água para os vários locais de cultivo.

PictographWaypoint Altitude 1,282 ft
Photo ofCasa Rural

Casa Rural

Um belíssimo exemplar de arquitetura tradicional.

PictographMuseum Altitude 1,274 ft
Photo of'Museu' do Tear

'Museu' do Tear

Aqui podemos encontrar um engenho de tracção animal que servia para maçar o linho. Além do engenho podemos ver ainda alguns teares e outros utensílios e objectos.. Um edifício que foi requalificado pela Câmara Municipal de Penafiel e que pretende manter viva a memoria desta arte. Coloquei museu com aspas porque não sei se o será na realidade. Se tivermos a sorte, como a que tive, podemos encontrar pelo caminho alguma tecedeira antiga que nos explica como era o seu trabalho. Um testemunho em primeira pessoa de algo que irá, infelizmente, desaparecer.

PictographWaypoint Altitude 1,291 ft
Photo ofCasa Alves e Tanque com Fonte Photo ofCasa Alves e Tanque com Fonte

Casa Alves e Tanque com Fonte

No centro do antigo casario as habitações tradicionais, em especial a casa Alves, de 1805, é um exemplo de arquitetura tradicional com a sua longa fachada virada para o caminho. Nesta casa, podemos também observar as alminhas, que abençoavam não só os habitantes da casa mas também aqueles que iam no caminho. Temos também um tanque público e uma fonte com água não controlada.

PictographReligious site Altitude 1,285 ft
Photo ofCapela de S. Mateus Photo ofCapela de S. Mateus

Capela de S. Mateus

A Capela de S. Mateus, protetor da dura e bela aldeia de Cabroelo, erguida em granito milenar cujo destaque se revela na arquitetura típica, particularmente na pequena “canada” de água, escondida entre as vinhas e os campos de rega de outrora. Reconstruida em 1872, com um curioso altar de talha barroca.

Comments

    You can or this trail