PR3 Na Vereda do Pastor Vale Mágico mais Berlengas e Porqueiras

Photo ofPR3 Na Vereda do Pastor Vale Mágico mais Berlengas e Porqueiras Photo ofPR3 Na Vereda do Pastor Vale Mágico mais Berlengas e Porqueiras Photo ofPR3 Na Vereda do Pastor Vale Mágico mais Berlengas e Porqueiras

April 22, 2017
April 2017

•   4.7 1 review

near Paraduça, Aveiro (Portugal)

Esta parte da Serra da Freita é das minhas preferidas, agora denominado Vale Mágico, por isso já percorri diversos trilhos por estes lados, mas nunca tinha percorrido num único dia o Vale Mágico, recentemente sinalizado do lado da povoação de Paraduça, a descida às Berlengas e subida à Lomba, passagem pela cascata das Porqueiras e fazer todo o PR3 Na Vereda do Pastor, tudo isto somado são cerca de 18 km o que torna o percurso um pouco difícil mas facilmente compensado pelas magnificas paisagens, principalmente nesta época do ano.
Iniciamos o percurso na aldeia de Paraduça e lá fomos percorrer o Vale Mágico com passagem pelos estradões florestais que atravessam uma grande mata de Pinheiro desta zona, depois saímos do percurso marcado e apanhamos um trilho pedonal com uma descida bastante íngreme em direção às Berlengas, em dias de chuva ou de muita humidade é preciso bastante cuidado, este trilho antigamente utilizado pelas pessoas para ligar a povoação de Paraduça à Lomba. Chegados às Berlengas atravessamos a ribeira para começamos a subir o caminho denominado "Mil Degraus", é um trilho, como o nome indica, constituído por muitos degraus que percorre todo o socalco existente outrora terras de cultivo, este trilho com cerca de 1 km leva-nos à povoação da Lomba, mas a sua subida acentuada requer algumas paragens para retemperar forças. Chegados à Lomba e após uma passagem pela capela local muito bem cuidada, foi hora do reforço matinal e no fim passagem no café da aldeia para o cafezito da ordem, pois esperava-nos agora a Vereda do Pastor e a subida sempre complicada para a povoação do Covo. Iniciamos então a subida, nesta altura do ano com as cores da urze e giesta a embelezarem todo este vale, esta subida requer diversas paragens, quer para hidratar e, não menos importante, contemplar todo o vale que ia ficando para trás, que paisagem magnifica. Cansados, lá chegamos ao alto à povoação do Covo, a partir daqui é só descer até à povoação de Agualva, onde aproveitamos para uma pequena pausa para o almoço. Mais aconchegados era hora de começar a descer para a povoação da Lomba, nesta encosta da serra podemos observar a localização desta povoação, rodeada pelos muitos socalcos de terra ainda cultivados. Chegados novamente à Lomba, descemos em direção às cascatas das Porqueiras e que belas cascatas, fizemos mais uma pausa para contemplar toda aquela queda da água, num sitio muito fresco e refrescante. Daqui e por outro caminho descemos em direção às berlengas para, neste local, tornar apanhar o trilho já percorrido, agora a subir o que dá uma perspectiva diferente da dureza do mesmo, após a subida é percorrer novamente o Vale Mágico até à povoação da Paraduça. Nesta povoação ainda aproveitamos para visitar a queda da água junto à estrada que liga a Ervedoso.
Foi um trilho que por certo iremos repetir, aconselho à realização deste trilho na primavera de forma a que na subida da Vereda possa ser ser apreciado as cores tradicionais das giestas e urze. Em épocas de chuva devem ter algum cuidado na subida do caminho dos mil degraus. De resto, não sendo um percurso muito difícil requer sempre alguma preparação para este tipo de percursos. Relativamente ao abastecimento e como o percurso passa por alguma povoações os pontos de água estão sempre disponíveis.

Bbbnn

Ghhjjk

Hjjkk

Rui Laginha Apr 6, 2022

Excelente publicação. Estou interessado em fazer este trilho mas tenho alguma dúvida na parte da descida para as Berlengas e linha de água. Será que ainda existe essa ponte?
    Obrigado.

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Apr 6, 2022

Olá Rui Laginha. Sim, esta ponte improvisada ainda existe, o trilho está mais ou menos igual, é um trilho bastante frequentado, logicamente, que existe épocas do ano que pode ter alguma vegetação, mas nada de impeditivo. Boas caminhadas.

Rui Laginha Apr 6, 2022

Obrigado. Planeado o fim de semana.

Rui Laginha May 16, 2022

A ponte ainda lá está. Fabuloso o trilho. Lindíssimo com as cores de maio.
    Obrigado pela partilha.

Rui Laginha May 16, 2022

Difícil mas lindo o trilho em especial com as cores de maio.
    Um dos melhores trilhos na freita.