PR3 Mondim de Basto Fisgas de Ermelo

Photo ofPR3 Mondim de Basto Fisgas de Ermelo Photo ofPR3 Mondim de Basto Fisgas de Ermelo Photo ofPR3 Mondim de Basto Fisgas de Ermelo

June 25, 2018
June 2018

near Ermelo, Vila Real (Portugal)

Este percurso, recentemente inaugurado e o mais emblemático do Parque Natural do Alvão, tem o seu inicio na aldeia de Ermelo e circunda grande parte do Rio Olo.
Com inicio junto à igreja de Ermelo, inicialmente percorremos as ruas desta aldeia, mais à frente viramos à esquerda por entre um bosque onde predomina os carvalhos com bastante sombra e que nos leva até à ponte que atravessa a ribeira afluente do Rio Olo.
A partir daqui iniciamos uma subida por um caminho de fácil progressão até ao miradouro onde se avista as Piocas de Baixo, continuamos a subir, por vezes por caminho coberto de lage de pedra, que em dias de precipitação pode ser escorregadio até chegarmos ao miradouro onde se avista as Fisgas do Ermelo, mas que, hoje, infelizmente e derivado forte nevoeiro apenas se conseguia ouvir o barulho da água, fotos nem uma, fica para a próxima. Com o nevoeiro sempre a acompanhar, daqui seguimos em direção às Piocas de Cima, aqui e como é possível descer até bem junto á água lá apreciamos este belo local. O trilho segue agora junto à margem do Rio Olo por um trilho plano até à povoação de Varzigueto, povoação onde se pode tomar um café na povoação. Na povoação seguimos na estrada em alcatrão viramos à esquerda e mais à frente após passar a ponte sair da estrada e virar novamente à esquerda e iniciar um trilho ligeiramente a subir. De salientar que após passar a ponte existe um ponto de abastecimento de água junto a um tanque existente com a água sempre a correr, aproveitar para abastecer, pois a partir daqui não existe mais abastecimento.
A subida, ligeira, dura pouco, pois rapidamente inciamos uma descida acentuada até ao miradouro onde se avista o Monte Farinha, que tínhamos subido no dia anterior, mas, e mais uma vez o nevoeiro não permitiu a vista onde se encontra o Santuário da Sr. da Graça, assim, continuamos a descer até chegar ao miradouro das Fisgas de Ermelo e que dão o nome a este trilho, este miradouro é acessível através da estrada em alcatrão e que termina neste local. Este local merece uma paragem mais prolongada pois o sitio sobre grandes escarpas é fabuloso onde se avista grande parte deste desfiladeiro do Rio Olo.
Após as fotos possíveis, descida por um caminho em pedra solta até ao lugar do Fojo onde se encontra uma capela junto à estrada, continuar a descer até chegar ao Rio Olo para o atravessar através da ponte em madeira existente no local, esta zona tem bastante sombra e bem refrescante, a partir deste local é iniciar a subida final, dura, que nos leva até à aldeia de Ermelo onde iniciamos o percurso.
Este PR3 de Mondim de Basto, bem marcado e sinalizado, em dias de muito sol pode ser duro, a subida desde Ermelo até às Piocas de Cima é feita sempre com muita exposição solar, para os menos habituados pode ser doloroso.
A dificuldade técnica dos caminhos é fácil, mas quando sobe sobe mesmo, ter atenção em dias de chuva, algumas partes as lages podem ficar escorregadias, recomendo alguma prudência.

null

• Photo of jorge a rocha
    jorge a rocha Jun 26, 2018

Este é muito bom!!👍🏼

• Hanne Van den Bleeken Jul 30, 2023

Zeer goed aangegeven, veel afwisseling, mooie natuur. Met onze jonge kinderen (10 en 12 jaar) was het begin best moeilijk maar na de eerste klim was het voor hen helemaal ok.