PR3 MFR Rota dos Moinhos do Milharado

Photo ofPR3 MFR Rota dos Moinhos do Milharado Photo ofPR3 MFR Rota dos Moinhos do Milharado Photo ofPR3 MFR Rota dos Moinhos do Milharado

December 17, 2023
December 2023

near Milharado, Lisboa (Portugal)

O PR3 MFR Rota dos Moinhos do Milharado tem um perfil circular, com início e chegada junto à sede da Junta de Freguesia do Milharado.
O percurso desenvolve-se na freguesia mais a Leste do Concelho de Mafra, num território de grande tradição agropecuária, cuja atratividade dos solos férteis, desde pelo menos a pré-história recente, atraiu comunidades humanas que se foram estabelecendo em vários pontos da freguesia e, consequentemente, resultou numa paisagem rural com campos agrícolas de formato geométrico, intercalada por pequenas povoações, destacando-se as localidades do Milharado e da Póvoa da Galega.
Símbolo desta ligação da comunidade ao cultivo da terra, é o brasão da freguesia do Milharado, com figuração de duas espigas de milho e do arado, ligados à lenda do nome da freguesia, que teria resultado da junção de milho e arado.
Consequência da existência de solos férteis e de uma cultura cerealífera abundante, foram muitos os moinhos de vento que se foram erguendo nos topos dos montes que envolvem este território e que nos acompanham ao longo do percurso, destacando-se o caso notável dos Moinhos do Cabeço do Milharado, dois moinhos construídos nos séculos XVIII e XIX, que ainda se encontram em condições de laboração, o que por si só, justifica a designação deste simpático percurso.

Da 'varanda' natural dos Moinhos do Milharado:
-"Ali em baixo e estendendo-se pelo vale, a linda Aldeia, alegre, desanuviada e airosa, de terra fértil, gente simples, determinada, por vezes rude na sua aparência, mas de alma delicada, cordial e hospitaleira nos seus gestos, pintam uma rara beleza paisagística desta zona da "Região Saloia"."...

Pontos de interesse:
Parque Urbano da Póvoa da Galega
Paisagem na Serra da Rólia
Percurso ao longo do Rio Trancão em Calvos
Moinhos do Milharado
Igreja Matriz do Milharado

Para saber mais veja o registo fotográfico deste percurso em: