PR3 Fisgas do Ermelo

November 1, 2017
November 2017

near Vila Chã, Vila Real (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Com início e fim na Capela do Senhor do Fojo e passagem pela aldeia de Varzigueto, Piocas de Cima, Aldeia do Ermelo e Piocas de Baixo.

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Jan 14, 2022

Este é daqueles percursos obrigatórios! O canhão das Fisgas do Ermelo é impressionante. Fantástico!!

João Marques Fernandes Jan 16, 2022

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    As Fisgas do Ermelo são uma das mais fantásticas atrações geológicas do nosso país. E este percurso torna ainda mais interessante a experiência. Grande abraço!

• Photo of Miguel Melo Photography
    Miguel Melo Photography Feb 7, 2022

Trilho de imensa beleza, algo difícil na parte final para aqueles Que não estão tão em forma, uma vez que já pode haver
    algum cansaço.

João Marques Fernandes Feb 7, 2022

Obrigado, Explorer Footprint, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Concordo consigo, este percurso tem alguma exigência física pelo que pode ser um pouco penoso no final. Mas as Fisgas do Ermelo são, de facto, belíssimas e este trilho dá ênfase à sua beleza. Continuação de boas caminhadas!

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Mar 24, 2022

Um trilho de referência na serra do Alvão. Paisagens fantásticas e uma queda de água simplesmente impressionante. E se estiver calor, um banho reconfortante nas Piocas (de Cima ou de Baixo) é uma opção irrecusável! Grande abraço!

João Marques Fernandes Mar 24, 2022

Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    As Fisgas do Ermelo são, de facto, únicas. Grande abraço!

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Jul 8, 2022

Percurso fantástico, fiz mais 1km ,mas valeu apena,com a ida às Piocas de Baixo,é exposto ao sol mas comecei bem cedo. No entanto o percurso que está no top 10 de Portugal deveria estar bem mais cuidado. Fica a dica ! Trilho fantástico de muita beleza, de um lado o Parque do Alvão e do outro o monte Farinha. Pena as marcas ainda de o fogo ter destruído alguma natureza. As quedas de água e as logoas são super,super...

João Marques Fernandes Jul 8, 2022

Obrigado, Fernando Babo, pelo comentário e avaliação do trilho.
    O PR3 Fisgas do Ermelo é, de facto, um percurso fantástico e é justo que figure no Top 10... embora eu seja muito avesso a rankings e afins, pois geralmente expressam uma realidade incompleta e tendenciosa. Mas neste caso parece-me adequado, pois este percurso é soberbo, o canhão das Fisgas é uma das falhas geológicas mais impressionantes do nosso país e uma das quedas mais altas da Europa, pois divide-se em vários patamares. A última vez que por lá passei julgo ter sido em 2020. Na altura, as marcações pareceram-me corretas e o miradouro tinhas as guardas bem cuidadas... daí não ser bom saber que entretanto, a reboque da pandemia, o percurso foi descurado, o que é lamentável, pois continua a ser um excelente cartão de visita desta região nortenha. Enfim...
    De qualquer das formas, mesmo sendo um trilho fisicamente exigente, vale mesmo a pena ser percorrido, pela sua enorme beleza e interesse. E se no final houver oportunidade para um banho nas piocas (quer de cima ou de baixo), então será uma jornada perfeita! Votos de continuação de ótimas caminhadas. Abraço!

• Photo of Wilza Betania dos Santos
    Wilza Betania dos Santos Aug 15, 2022

Fiz este percurso espetacular, com 3 amig@s! 🤍

Percurso espetacular! 🤍

João Marques Fernandes Aug 15, 2022

Obrigado, Wilza Betania dos Santos, pelo comentário e avaliação do trilho.
    É bom saber que desfrutou deste fantástico percurso e que esta partilha lhe foi útil, pois as Fisgas do Ermelo são realmente espetaculares. Continuação de ótimas caminhadas!