PR3 CVD Castelo de Vide a Marvão

August 15, 2022
August 2022

•   3.7 1 review

near Castelo de Vide, Portalegre (Portugal)

É uma ligação histórica entre dois pontos estratégicos: Castelo de Vide e Marvão. Uma travessia secular ao longo de uma paisagem de características rurais e naturais, por antigos caminhos murados, com alguns setores ainda em calçada medieval.

O percurso é marcado pela presença de inúmeras pequenas quintas onde predomina a cultura da oliveira e do pastoreio extensivo e onde o chocalhar pontual das ovelhas vai denunciando a presença destes simpáticos ruminantes.

De realçar uma importante representação do carvalho-negral que, nesta região, forma bosquetes de elevado valor ecológico. Ao longo destes caminhos rurais encontramos algumas construções características de tempos idos, como antigas fontes, choça, igrejas, uma sepultura escavada na rocha, etc.

Os últimos 3km, sempre a subir, representam um desafio à nossa resistência, atenuados pela envolvente paisagística que se perde no horizonte e pela magnífica e bem preservada calçada medieval que atravessa os afamados soutos que dão origem à Castanha de Marvão. A mais de 800m de altitude alcançamos o final do percurso, em frente à Porta de Ródão, a porta da vila de Marvão.

Finish

PictographTree Altitude 2,330 ft

PictographReligious site Altitude 1,702 ft

Igreja Convento N S da Vítõria

PictographReligious site Altitude 1,597 ft

Igreja N Sra Graça

Início ou fim do percurso

Sepultura

• Manuel Ferreira 2 Jan 12, 2024

Bom.

• Photo of ANDA Caminhar
    ANDA Caminhar Jan 12, 2024

Olá Manuel, obrigado pelos comentários. Bons Trilhos. Daniel e Ana (24Trekking)