PR3 ARC - Caminhos do Sol Nascente (2ª versão)

Photo ofPR3 ARC - Caminhos do Sol Nascente (2ª versão) Photo ofPR3 ARC - Caminhos do Sol Nascente (2ª versão) Photo ofPR3 ARC - Caminhos do Sol Nascente (2ª versão)

October 25, 2021
October 2021

near Moldes, Aveiro (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

RIBEIRA DE ROÇAS (PORMENOR DE PERCURSO)

- Trilho circular, com marcações, com início e fim junto à igreja de Moldes (opcional);
- Desenvolve-se essencialmente pelo vale de Moldes, onde se percorre um conjunto de pontos de referência assim como algumas povoações, tais como Bustelo, Adaúfe, Fuste, Vila Cova, Póvoa e Friães;
- Misto de estradões florestais, caminhos rurais e estradas em paralelo;
- Trilho com características fáceis do ponto de vista físico, pois a sua extensão é relativamente curta e os declives que se têm que transpor também são acessíveis a qualquer pessoa que goste e costume caminhar;
- É um trilho com muita sombra, excelente para ser feito na primavera e, preferencialmente, no outono (esta última será a estação por excelência, para desfrutar do colorido dos bosques e dos muitos soutos que se percorrem). Nos meses de inverno, se chover, os caminhos de terra ficarão muito lamacentos;
- Destaque para os vários soutos por onde se passa, que são uma verdadeira tentação para quem gosta de castanhas (outono). Levar um saco na mochila vai dar muito jeito!;
- Ao longo do trilho existem vários pontos de interesse, tais como as diversas aldeias que se atravessam e que atestam a forte componente rural desta região, as ribeiras, moinhos e pontelhas (com destaque para a Ponte de Pertebelho) e as magnificas vistas panorâmicas sobre o vale de Moldes e a região de Arouca, obtidas a meia-encosta perto do Alto do Côto do Boi;
- É um percurso paisagisticamente fantástico, quer pela beleza agreste das encostas rochosas, quer pela pacatez deslumbrante dos bosques e soutos, passando pelas aldeias do vale de Moldes com todo o seu entorno rural. Vale a pena!!

BUSTELO (PORMENOR DE PERCURSO)

Outros percursos realizados nesta região:
PR2 ARC - Caminhos do vale do Urtigosa (alargado)
PR4 Cercanias da Freita (alargado)
PR6 ARC - Caminho do Carteiro
PR15 Arouca
PR16 ARC - Caminho Exótico
Trilhos da Freita: PR16 (caminhada NOTURNA)
Trilhos da Freita / Arada
Trilhos da Freita: do Merujal a Trebilhadouro
Trilhos da Freita (Caminhos do Sol Nascente, Ouro Negro e Carteiro em anel)
Pela Serra da Freita
Planalto da Freita
Caminhada invernal
Trilhos da Freita I
Trilhos da Freita II

SOUTO DE PÓVOA (PORMENOR DE PERCURSO)

- PR3 ARC - CAMINHOS DO SOL NASCENTE
O PR3 “Caminhos do Sol Nascente” é um percurso pedestre de pequena rota, com cerca de 13 quilómetros, circular, com um pequeno ramal de acesso à Igreja Matriz de Moldes, onde se inicia. Por ser circular pode ser iniciado em qualquer dos lugares por onde passa e em qualquer sentido, mas por a subida de Moldes para Bustelo ser mais suave é por aqui que faremos a sua descrição. Junto à Igreja de Moldes tomamos a estrada asfaltada na direcção de Fuste, e passados 300 metros, depois da bifurcação para Friães, abandonamo-la, tomando à direita um caminho que nos leva à Serra. Seguindo as marcações amarelas e vermelhas encontramos um caminho antigo que, subindo, nos conduz por um bosque onde predomina o pinheiro, aqui e ali salpicado de castanheiro e carvalho. Alguns eucaliptos também. Continuando por ele e após frondoso bosque de castanheiros e de carvalhos, chegamos a Bustelo. Depois de pequeno descanso para recuperar energias, podem contemplar- se, do coreto, os bem tratados campos em socalcos, após o que se percorre a aldeia pelo seu caminho mais antigo, passando uma rústica, singela e bela fonte de água cristalina e fresca e entrando de novo em caminho de asfalto em direcção à antiga escola. Junto desta, retomamos os caminhos antigos e tradicionais. Depois de atravessarmos o ribeiro de Espinho, tomamos um caminho, à esquerda, que sobe suavemente, sob as ramagens frondosas de outro bosque. Numa curva apertada, tomamos o caminho da esquerda, um caminho muito antigo, centenário, o caminho que fazia a ligação das aldeias de montanha (Cabreiros, Tebilhão e Cando) à sede do concelho. Era por aqui que se faziam os funerais para o cemitério de Moldes. Seguindo pelo dito caminho, que sobe suavemente, atingimos um moínho ladeado de belos exemplares de azevinho e a seguir umas alminhas. Para montante os campos e a aldeia de Adaúfe. Aqui podemos admirar as cascatas do lindo ribeiro das Rocas, aproveitando para um pequeno descanso. Depois de atravessarmos o ribeiro numa pequena ponte de arco seguimos, subindo suavemente, até Espinheiro. Embora o percurso passe ao lado, a arquitectura e a construção tradicional, onde impera o granito e o xisto nas coberturas, merece uma visita. Atravessada a estrada de asfalto que liga Adaúfe a Espinheiro, passamos por detrás deste último lugar continuando a subir a Serra. Após atingirmos largo estradão, estamos na quota máxima: 770 metros de altitude.
Daqui temos deslumbrante panorâmica sobre o Vale de Moldes e a Sra. da Mó, a Norte; para Nordeste a Serra do Montemuro, para Noroeste os campos em socalcos de Adaúfe e de Bustelo. Com frequência ouvimos o piar da águia-de- asa-redonda que, muitas vezes, podemos ver, e com sorte avistaremos esquilos. Descendo pelo estradão, rapidamente atingimos, no final deste, um grande tanque comunitário de regadio tradicional. Neste local seguimos pelo caminho de asfalto, para a direita, até Fuste. Depois de admirarmos alguns motivos interessantes (eiras, espigueiros, ramadas de vinhas...) seguimos pelo caminho tradicional até ao núcleo mais antigo da aldeia. Admire-se o moínho agora parado. Depois de passarmos por um “túnel” de ramadas, outra vez a estrada de asfalto que nos leva até à escola. Imediatamente após esta, tomamos o caminho da esquerda, descendo para Vila Cova e para o Vale de Moldes. Admire-se o frondoso bosque, um dos mais bem conservados de Arouca, e no seu sub- -bosque alguns exemplares de azevinho, loureiro e medronheiro, entre outros. Chegados a Vila Cova, ao asfalto, continuamos por ele, para a esquerda. Observe-se, daqui, a forma integrada e harmoniosa dos núcleos habitacionais de Póvoa e de Friães: os bosques circundantes, os cultivos de milho, as ramadas de vinha... Passados 900 metros deixamos a estrada de asfalto, atravessamos uma pequena ponte de arco e estamos, outra vez, num caminho tradicional. Passamos Póvoa e a seguir Friães e pouco depois estamos de novo na Igreja de Moldes. Destes caminhos ora asfaltados, ora empe- drados, estendemos sobre a paisagem os derradeiros olhares de quem está de partida, já com vontade para voltar...
- TIPO DE PERCURSO: circular, de pequena rota, por caminhos rurais, tradicionais e de montanha
- ÂMBITO DO PERCURSO: desportivo, cultural, ambiental e paisagístico
- LOCALIZAÇÃO DO PERCURSO: Ervedosa do Douro
- PONTO DE PARTIDA / CHEGADA: Largo da Igreja Matriz de Moldes
- DURAÇÃO DO PERCURSO: 05h00
- DISTÂNCIA PERCORRIDA: 13 km
- GRAU DE DIFICULDADE: baixo / médio
- DESNÍVEIS: um desnível ascendente e um descendente, ambos moderados
- COTA MÍNIMA / MÁXIMA: 400m / 770m
- ÉPOCA ACONSELHADA: todo o ano, especialmente no Verão (70% do percurso tem sombra)

PONTE DE PERTEBELHO (RIBEIRA DE MOLDES)

- MOLDES
O topónimo Moldes terá tido origem em Riu de Molinus (rio de moinhos) nome primitivo dado ao rio que atravessa o vale de Moldes e que assumiu larga importância neste vale ao longo dos séculos.
A autonomia da freguesia de Moldes é conseguida em 1846 com a restauração da paróquia de Santo Estêvão de Moldes terminando, assim, um longo processo para desvinculação da paróquia de São Bartolomeu de Arouca. Esta autonomia foi, no fundo, a restauração da paróquia de Santa Maria de Moldes que existira no séc. X. A contenda entre um fidalgo de Moldes e o bispo de Lamego levou à cedência de propriedades em Moldes com o intuito de se criar um mosteiro em Arouca. Esta cedência de propriedades é tida como o início da perda de autonomia da paróquia de Moldes.
No entanto, a partir de meados do séc. XVIII, os habitantes de Moldes acentuam as reivindicações pela sua autonomia alegando a larga distância em relação a Arouca e, também, que um só pároco, em Arouca, não seria suficiente para acudir com os sacramentos aos enfermos de Moldes. A partir de 1820 acresce a resistência ao pagamento de foros ao mosteiro e, em 1833, sobressai um grupo de Moldenses na vanguarda do movimento liberal, liderado pelo Capitão de Ordenanças Manuel Alves do Vale Quaresma, de Fundo de Vila (Moldes). Em 1834, a nomeação de comissários políticos distintos para o vale de Moldes e Cabreiros (Manuel Alves do Vale Quaresma) e para Arouca, é tido como o primeiro passo para a restauração da autonomia de Moldes.
Da história da freguesia de Moldes faz parte uma forte ligação ao vale de Arouca, mas tem episódios da história mais recente como a exploração mineira no séc. XX. O território da freguesia apresenta uma identidade de características rurais com projetos que atestam a sua riqueza e singularidade.
O PR3 – “Caminhos do Sol Nascente” e o PR8 – “Rota do Ouro Negro” permitem testemunhar a riqueza do património natural e rural do vale de Moldes e na restauração comprova-se que os saberes tradicionais aliados à produção autóctone de produtos são ingredientes para projetos de sucesso e sustentabilidade em contexto rural. Por outro lado, o associativismo cultural na freguesia tem permitido a salvaguarda de tesouros culturais e identitários como a polifonia.

CAMINHO DO RIBEIRO DE ESPINHO (PORMENOR DE PERCURSO)

FUSTE (PORMENOR DE PERCURSO)

PictographReligious site Altitude 1,432 ft

Fuste

PictographReligious site Altitude 1,480 ft

Igreja Matriz de Moldes

De estilo tradicional, é de linhas austeras, com múltiplas cantarias, cinzeladas em sucessivas reconstruções. Possui um conjunto de quatro tocheiros, verdadeira obra de arte. São triangulares, com sobreposição de corpos variados, decoração do tipo concheado, da segunda metade do século XVIII.

PictographRuins Altitude 2,263 ft

Moinho de água

Moinho (Ribeira de Moldes)

Panorâmica do Alto do Côto do Boi

O Côto do Boi designa, de acordo com a sabedoria popular e a morfologia deste local, o dorso de um boi sem rabo. Este tergo marcado na paisagem é drenado a este pela ribeira do Côto do Boi, importante pista de canyoning do Arouca Geopark, e a oeste pela ribeira de Roças, ambas afluentes da ribeira de Moldes que drena todo o alvéolo homónimo. Para norte e no alinhamento da estrada regional Arouca-S. Pedro do Sul (ER 326) é definido o contacto litológico entre as rochas metamórficas ante-ordovícicas que encontramos no topo do Côto do Boi e o quartzodiorito de Arouca. Neste geossítio merecem, ainda, particular relevância os minerais de andaluzite, de grande dimensão, que ocorrem nas rochas metamórficas mascarando a sua xistosidade. As andaluzites são silicatos de alumínio (Al2SiO5), polimorfos da silimanite e da distena. Estes são considerados minerais-índice pois definem a que pressões e temperaturas a rocha metamórfica foi formada.

PictographPicnic Altitude 2,117 ft
Photo ofBaloiço / Parque de Merendas da Palma Photo ofBaloiço / Parque de Merendas da Palma Photo ofBaloiço / Parque de Merendas da Palma

Baloiço / Parque de Merendas da Palma

O baloiço Moldes-Arouca situa-se no Parque de Merendas da Palma, no lugar de Fuste, na freguesia de Moldes. O melhor mesmo é visitar o local e confirmar por si a beleza da paisagem.

PictographBridge Altitude 1,356 ft
Photo ofPonte de Pertebelho (Ribeira de Moldes) Photo ofPonte de Pertebelho (Ribeira de Moldes) Photo ofPonte de Pertebelho (Ribeira de Moldes)

Ponte de Pertebelho (Ribeira de Moldes)

PictographBridge Altitude 2,274 ft
Photo ofPontelha sobre Ribeira de Roças (Alminhas) Photo ofPontelha sobre Ribeira de Roças (Alminhas) Photo ofPontelha sobre Ribeira de Roças (Alminhas)

Pontelha sobre Ribeira de Roças (Alminhas)

Pontelha sobre Ribeiro de Espinho

(poucos metros à frente está a interseção com o Trilho Via Dolorosa)

Póvoa

Ribeira do Côto do Boi (travessia)

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Nov 9, 2021

Ótima trilha para apanhar castanhas!!! E esticar as pernas :)
    Obrigado pela partilha.

João Marques Fernandes Nov 9, 2021

Obrigado, Dark_Mountain, pelo comentário e avaliação do trilho.
    A partilha é sempre um prazer. E castanhas é coisa que não falta neste trilho (pelo menos no outono).
    Continuação de boas caminhadas.

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Dec 6, 2021

Para não faltar à tradição, lá se voltou a Moldes para a sazonal caminhada da castanha. E apanharam-se muitas!

João Marques Fernandes Dec 6, 2021

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Moldes, outono e castanhas é já uma tradição. Continuação de boas caminhadas!!

• jorge05 Jun 21, 2022

Trilha muito bonita e com diversidade de cenários.
    Iniciamos em Moldes e optamos levar refeição ligeira na mochila para parar no Baloiço de Moldes/Parque de Merendas da Palma sensivelmente a meio do percurso. Escolha acertada. Paisagem excelente com destaque para o Alto de N. Senhora da Mó.
    Para retemperar as forças a sério recomendo o Café Portela a cerca de 1 km do início desta trilha.
    Muito fácil de seguir com a ajuda do gpx no relógio ou gps. Se seguir unicamente pelas marcações por vezes é preciso andar à procura delas atrás da vegetação.
    Muito obrigado Caro João pela informação disponibilizada.

João Marques Fernandes Jun 21, 2022

Obrigado, Jorge, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Este é um percurso ideal para o outono, pelo facto de haver nesta zona uma grande mancha de castanheiros. Aliás, nos últimos anos tem sido este o PR escolhido para umas belas caminhadas de apanha de castanhas! No entanto, na primavera continua a ser um excelente percurso, com muita sombra e paisagens excelentes sobre o vale de Arouca, pois passa por zonas rurais muito bonitas! Ainda bem que gostou e desfrutou do trilho, a partilha de informação é um prazer e o que dá sentido a esta página. Obrigado também pelas dicas que aqui deixou, todas as experiências são válidas e úteis para outros caminheiros que pretendam seguir estes belos caminhos. Abraço, Jorge, continuação de excelentes caminhadas!!

• Photo of Fernando Coelho 11
    Fernando Coelho 11 Oct 15, 2022

Trilho muito bom, quase com todo percurso no meio da natureza.
    Muito bem marcado.

Video Trilho

João Marques Fernandes Oct 15, 2022

Obrigado, Fernando Coelho, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Continuação de boas caminhadas.