PR3 Albergaria-A-Velha 'Pateira de Frossos'

Photo ofPR3 Albergaria-A-Velha 'Pateira de Frossos' Photo ofPR3 Albergaria-A-Velha 'Pateira de Frossos' Photo ofPR3 Albergaria-A-Velha 'Pateira de Frossos'

December 8, 2019
December 2019

near Angeja, Aveiro (Portugal)

Pequeno percurso com cerca de 11 km muito fácil de realizar, por caminhos sem qualquer dificuldades sempre plano, no entanto, no dia em que o realizei, existiam muitos caminhos alagados que impossibilitavam a passagem, mas facilmente se contornavam ora pela terras de cultivo ou por caminhos alternativos.
Iniciamos no Parque do Areal, junto à povoação de Angeja, daqui, seguimos por caminho paralelo à estrada e ao Rio Vouga, após virar à direita, deixamos a estrada e entramos num caminho em terra, muito largo, sempre junto à margem do Rio, por vezes este caminho desvia um pouco por entre as terras de cultivo, mas rapidamente voltamos à margem do Rio, esta é a zona da Pateira de Frossos.
O caminho só deixa à margem do Rio quando chegamos ao parque dos plátanos, já na povoação de S. João de Loure, no parque viramos à esquerda e de seguida à direita na direção da localidade onde fizemos um desvio para visitar a Igreja matriz São João Batista, contornamos a Igreja e voltamos ao parque dos plátanos, para virar à direita e seguir por caminho em terra, agora mais afastado do Rio e sempre por entre as terras de cultivo.
Este caminho com muita água e alguma lama leva-nos novamente de volta ao parque do Areal.
O percurso encontra-se relativamente sinalizado, no entanto existem alguns caminhos que podem estar intransitáveis por causa da água, aconselha-se sempre ao uso do GPS.
Trata-se de um trilho que pode ser realizado por qualquer família, só devem ter algum cuidado no verão porque é muito exposto ao sol.

• Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira May 11, 2021

Fizemos um trilho parecido, mas graças a esta sua partilha fomos para Frossos conhecer a Pateira e ver as cegonhas!

• Photo of Dano 1970
    Dano 1970 Apr 7, 2022

Fiz a trilha e gostei muito. Tranquilo, bela paisagem. Parabéns e obrigado pela partilha

• Photo of Ricardo Delfim
    Ricardo Delfim Jun 4, 2022

Sem marcação “PR”, mas muito fácil seguindo o mapa na aplicação. Recomendo.