PR3 ABT (Abrantes)

October 16, 2021
October 2021

near Souto, Santarém (Portugal)

Caminhada guiada pelo PR3 SOUTO (Abrantes) com Joaquim Ramos

Naqueles dias em que o tempo muda à tarde e para não perder o ritmo decidi fazer um PR perto de casa. O isco foi lançado pois com companhia a caminhada tem mais cor. Quando cheguei ao Souto uma calmaria a que já me habituai. Estava marcado para as 9h o inicio da caminhada. Surpresa... que de repente aparece um carro suspeito, era o Joaquim Ramos e a esposa. Fiquei satisfeito de os ver, já o conheço a mais de 10 anos. Iniciamos o PR com caminhos abertos a fazerem parte da Grande Rota do Zêzere (GR33). Ao longe a Barragem do Castelo do Bode que estava um pouco vazia. A desertificação é sempre uma realidade mesmo tão perto da capital. Muitas ruinas, casas abandonadas e a venda. Eramos 3 a conta que Deus fez, tempo não nos faltou para falar de muitas coisas umas simples e outras mais complicadas. Passamos pela Atalaia e descemos ate ao Carril. Muitas linhas de água, que no inverno deve tornar o percurso mais interessante. Depois de uma paragem para comer o caminho tornou-se mais fechado e com algum mato . Se prestarmos atenção há muitos sinais de antigas intervenções de tempos passados. Pequenos retalhos de terra são exemplo da sobrevivência desta pequenas aldeias. Felizmente as oliveiras obrigam as pessoas a regressarem no tempo e a trabalharem como se faz a milénios. Terminamos um pouco depois das 13h. Fiquei satisfeito e mais de ver o Joaquim Ramos. O percurso é interessante, mas melhora depois do tempo chuvoso com o devido cuidado. Agradecimento pela companhia do Joaquim Ramos e esposa; sempre uma simpatia.

Soudo.
Esta localidade teve, outrora uma relativa importância militar que lhe foi reconhecida, primeiramente pelo General Conde de Lippe (1724-1777), que aqui estabeleceu uma das suas mais poderosas linhas de resistência ao invasor castelhano.
Souto adquiriu o estatuto de freguesia em 21 de Outubro de 1629.